Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Maestro Mário Brasil apresenta espetáculo sobre Chico Mendes

Maestro Mário Brasil apresenta espetáculo sobre Chico Mendes

por Ascom02 publicado 22/07/2014 13h18, última modificação 22/07/2014 13h18

O palco principal da SPBC Cultural recebe nesta quarta-feira, 23, às 21h30, o Espetáculo Interativo Chico Mendes, de autoria do maestro acriano Mário Lima Brasil, com coautoria de Airan D’Souza, estudante de música da Universidade de Brasília (UnB) e discípulo do maestro.

O espetáculo, com 40 minutos de duração, conta com a participação de 18 bailarinos do Grupo Expressões Contemporâneas, além de 14 músicos da orquestra Companhia de Coro e Orquestra do Acre (Coeac). Somando-se à equipe técnica e de produção, são, aproximadamente, 50 pessoas que se juntaram para levar a cabo a empreitada.

“A ideia de escrever uma ópera sobre Chico Mendes era antiga. Surgiu desde que eu concluí o meu primeiro trabalho nessa área, que foi a ópera Aquiry. Em 2012, quando de uma conversa com o deputado Sibá Machado, ele me falou que a Ufac iria sediar a reunião da SBPC. Surgiu, então, a ideia de que seria uma boa fazer a estreia desse espetáculo na citada reunião. O tempo rodou e nós estamos aqui neste momento”, explicou Mário Brasil.

“Depois da conversa com o deputado Sibá houve outra conversa. Dessa feita com o filósofo Marcos Afonso, que me falou de uma intenção dele de enterrar um texto escrito na década de 1980, por Chico Mendes, sob o título ‘Carta ao Jovem do Futuro’, falando de um sonho em que o ambientalista via a juventude do ano 2120 comemorando cem anos de uma revolução socioambientalista, que havia mudado o mundo. Na ideia de Marcos Afonso, o texto seria desenterrado no ano sonhado pelo Chico. E foi a partir disso que veio o tema do espetáculo, criando as sociedades futuristas de cidadania e florestania”, contou o maestro.

Mário Brasil é doutor em Música pela Universidade de São Paulo (USP) e professor do Departamento de Música da Universidade de Brasília (UnB).

Postado em: 22/7/2014