Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > MEC divulga cursos e regras para o Enade 2013

MEC divulga cursos e regras para o Enade 2013

por Ascom02 publicado 23/10/2013 15h30, última modificação 24/10/2013 16h03

O Ministério da Educação (MEC) divulgou no Diário Oficial da União as regras para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), de 2013. Este ano serão avaliados 17 cursos, 13 de bacharel e quatro de tecnólogos. A prova está marcada para o dia 24 de novembro. O Enade será realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sob a orientação da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), e contará com o apoio técnico de Comissões Assessoras de Áreas.

O exame tem o objetivo de medir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação quanto aos conteúdos programáticos e às suas habilidades e competências. É utilizado para compor o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que mede a qualidade dos cursos em uma escala de um a cinco.

Avaliação ─ Neste ano, os cursos avaliados da Universidade Federal do Acre (Ufac) serão os de Engenharia Agronômica, Educação Física, Medicina, Nutrição e Medicina Veterinária. Devem fazer o exame os estudantes que ingressaram nos cursos em 2013 e que tenham concluído 25 por cento da carga horária mínima do currículo até o término do período. Também poderão fazer a prova estudantes que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2014, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 80 por cento da carga horária mínima do currículo.

Inscrições ─ Os dirigentes das instituições de ensino superior são os responsáveis pelas inscrições de todos os estudantes habilitados, estas devem ser feitas de 9 de julho a 16 de agosto no site do Enade. Cabe também às instituições a divulgação da lista dos habilitados. Do dia 20 a 30 de agosto, as instituições poderão fazer inclusões ou retificações, no mesmo endereço eletrônico.

Os estudantes farão a prova no município sede do curso, com exceção daqueles que cursam a modalidade de Educação a Distância. Esses poderão fazer a prova no município em que a instituição tenha um polo de apoio presencial. As diretrizes para o Enade serão divulgadas até 31 de maio. Entre 22 de outubro e 24 de novembro, o Inep disponibilizará o Questionário do Estudante, de preenchimento obrigatório, pelo site do Inep. Somente depois do preenchimento do questionário, o estudante terá acesso ao local de prova e poderá imprimir o Cartão de Informação do Estudante.

Com informações do MEC

Obs: Atenção acadêmicos dos Cursos de Educação Física-Bacharelado, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Medicina, Medicina Veterinária e Nutrição: está aberto, de 22.10 a 24.11, o questionário do estudante que deverá ser respondido antes da realização da PROVA. Não deixe de responder. Qualquer dúvida procure a Coordenação do ser Curso.