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Mestrado em Educação da Ufac leva trabalhos a colóquios na UFPE

por Ascom02 publicado 12/09/2016 05h38, última modificação 12/09/2016 05h38

Professores e mestrandos da Universidade Federal do Acre (Ufac) apresentaram trabalhos no 12º Colóquio sobre Questões Curriculares, 8º Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo e 2º Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, com o tema central “Currículo: entre o comum e o singular”. Os eventos ocorreram de 31 de agosto a 2 deste mês, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife.

O objetivo dos colóquios foi congregar acadêmicos, estudantes de pós-graduação e profissionais da área da educação que investigam e debatem questões referentes à área do currículo. O colóquio que acontece sempre entre Brasil e Portugal é bianual, com alternâncias entre cidades. No ano de 2014, o evento foi realizado na cidade de Braga, em Portugal.

Os discentes e professores da Ufac apresentaram dez trabalhos na modalidade “comunicação oral”, envolvendo a participação de seis professores do Centro de Educação Letras e Artes (Cela), dois professores do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), além da participação de 17 mestrandos e dois mestres já formados pela pós-graduação em Educação da Ufac.

O coordenador do mestrado em Educação, Mark Assen, disse que a participação de professores e alunos da Ufac consolidada a pós-graduação. “Essas participações têm contribuído para situar as pesquisas e as produções científicas do Acre no cenário nacional da pós-graduação em Educação, contribuindo para diversificar ainda mais o processo de formação de novos mestres, além de permitir a interlocução com os demais pesquisadores da área”, opinou.

Trabalhos apresentados

Os dez trabalhos apresentados pelos mestrandos e professores da Ufac foram:

- “Reformas educacionais nos anos 90: uma análise de significados frente ao currículo e a gestão escolar”;

- “A reforma curricular dos anos iniciais do ensino fundamental na rede municipal de Rio Branco”;

- “Currículo em ação: o uso das mídias digitais como instrumental pedagógico na licenciatura em Matemática da Ufac”;

- “A organização curricular da instituição pública primária no território do Acre, no período de 1910 a 1930”;

- “O regulamento do ensino normal e a formação de professores primários nos territórios do Acre na década de 1940”;

- “Pibid: um olhar sobre sua implementação na política de formação de professores na Ufac”;

- “A materialização de um novo paradigma na educação brasileira e seus reflexos no currículo escolar a partir das reformas e políticas educacionais dos anos 90”;

- “Currículo como práxis: o programa Mais Educação, possibilitando atividades no contraturno das escolas estaduais do município de Rio Branco”;

- “Implicações da Prova Brasil no currículo escolar da rede pública de Rio Branco”;

- “Reforma educativa e mudanças no currículo do ensino médio no Estado do Acre: análises preliminares”.

(Adão Paiva, estagiário; acadêmico de Jornalismo da Ufac)

Postado em: 12/9/2016