Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Mestrado em Educação tem aula inaugural

Mestrado em Educação tem aula inaugural

por Ascom02 publicado 08/10/2014 10h00, última modificação 08/10/2014 10h00

O Mestrado em Educação da Universidade Federal do Acre (Ufac) promoveu, na tarde de ontem, 7, a aula inaugural para recepcionar sua primeira turma. O evento reuniu estudantes, corpo docente e administração superior da instituição. As aulas serão ministradas todas as terças, quartas e quintas-feiras pelo turno da tarde.

“Entrei na Ufac já sonhando com o mestrado e até cogitei participar da seleção do mestrado de Letras, mas felizmente o mestrado em Educação foi aprovado e eu já pude migrar direto da pedagogia. Não posso negar que já vislumbro um futuro melhor, sei que muitas portas já se abrirão profissionalmente para mim”, afirmou a recém-formada e, agora, mestranda Elane Soares.

Presente na solenidade inaugural, o reitor da Ufac, Minoru Kinpara, saudou os novos alunos e destacou a felicidade em poder ver realizado o sonho da conquista de um mestrado na área da Pedagogia. “É uma realização enorme poder fazer parte desse momento histórico. Esse mestrado é um sonho de 20 anos e, tenho certeza, que esse é apenas um passo e que logo os alunos, hoje, de mestrado serão doutorandos”.  Ele também frisou o empenho de toda a equipe de professores envolvidas com o mestrado. “A equipe é, historicamente, muito propositiva. A proposta chegou até a gente pronta coube-nos fazer apenas o que estava ao nosso alcance para efetivar o mestrado”.

O Mestrado em Educação é a décima segunda pós-graduação stricto sensu criada pela Ufac. A seleção, que ofertou 20 vagas, registrou a inscrição de 232 candidatos de diferentes áreas do conhecimento. A expectativa com a criação do curso é promover a formação de mestres em educação, de acordo com princípios de construção de uma escola pública democrática e de qualidade social.

Para a vice-reitora, Guida Aquino, o momento é de avanço na Ufac. “Estamos acompanhando um processo de grandes mudanças na nossa universidade e que bom que não é apenas no campo da estrutura, mas também no ensino, pesquisa e extensão. Sejam todos bem vindos e aproveitem o corpo docente de excelente qualidade que estará à disposição de vocês”, disse a vice-reitora aos estudantes.

O coordenador do mestrado, Mark Clark Assen de Carvalho, destacou a necessidade de dedicação e comprometimento durante o período de formação e para além dele. “O maior nível de exigência aos programas stricto sensu se coloca como um grande desafio. Não nos cabe julgar o grau de exigência da Capes, temos prazos rigorosos e os cumpriremos”, alertou.

O estrado em Educação possui um corpo docente formado por nove pesquisadores. A vice-coordenação é da professora Andréa Maria Lopes Dantas.

Postado em: 8/10/2014