Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Mestrado em Letras abre inscrições em setembro

Mestrado em Letras abre inscrições em setembro

por Ascom02 publicado 30/07/2013 12h40, última modificação 30/07/2013 12h40

As inscrições para o curso de mestrado em Letras: Linguagem e Identidade, oferecido pela Universidade Federal do Acre (Ufac), estarão abertas no período de 2 a 13 de setembro, para o preenchimento de 37 vagas, que, nesta edição, dividem-se em três grupos: gerais (25 vagas), institucionais (três vagas para docentes da Ufac e três vagas para servidores técnico-administrativos) e políticas afirmativas (seis vagas).

Com duração de 24 meses, o curso concede o título de mestre ao aluno que cumprir os seguintes requisitos: integralizar as disciplinas obrigatórias, bem como as atividades complementares; comprovar proficiência em leitura de uma língua estrangeira; obter aprovação em exame de qualificação; e obter aprovação na defesa final da dissertação.

No ato da inscrição, que deverá ser efetivada na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Letras, campus da Ufac em Rio Branco, os candidatos deverão apresentar, entre outros documentos, três cópias impressas do projeto de pesquisa, comprovante de conclusão do curso de graduação, cópia do histórico escolar atualizado, além de cópias da carteira de identidade, do CPF e do título de eleitor.

O processo seletivo é composto por três etapas: exame de proficiência em leitura de língua estrangeira (francês, inglês ou espanhol); prova escrita dissertativa, de conhecimento específico, com base nas referências para leituras indicadas no edital; e análise do pré-projeto de pesquisa. Na segunda e na terceira etapas, os candidatos que não obtiverem nota mínima cinco serão eliminados do certame.

Uma novidade nesta edição do mestrado em Letras é o atendimento ao Programa de Apoio à Qualificação em Pós-Graduação de Servidores Docentes e Técnico-Administrativos (PAQPG) da Ufac, com a concessão de seis vagas, distribuídas em três linhas de pesquisa: Descrição e Análise Linguística; Cultura e Sociedade; Linguagem e Educação.

Para acessar o edital da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg), sobre o mestrado em Letras: Linguagem e Identidade, clique aqui.

Faça download do Requerimento de Inscrição e Termo de Compromisso clicando aqui.