Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Mestrado em Letras apresenta nova dissertação

Mestrado em Letras apresenta nova dissertação

por Ascom02 publicado 23/04/2013 09h55, última modificação 23/04/2013 10h53

O mestrado em Letras da Universidade Federal do Acre (Ufac) apresentou mais uma dissertação na manhã dessa segunda-feira, 22. O trabalho, intitulado Entre cinzas e vozes: figurações das amazônias em Milton Hatoum e Vargas Llosa, foi desenvolvido pela acadêmica Ezilda Maciel e aprovado por uma banca composta pelos professores Simone de Souza Lima (orientadora), Laélia Rodrigues e Gilson Penalva.

Estruturada em três partes, a dissertação de Ezilda Maciel realça, inicialmente, as principais rotas de figuração da Amazônia feitas a partir do século XX, tomando como ponto de partida os escritos de Euclides da Cunha. Depois disso, à guisa de segundo capítulo, são abordadas as narrações empreendidas por Hatoum e Llosa. E, por último, Ezilda procede a uma análise dos romances Cinzas do Norte e El Hablador.

Sobre a escolha do amazonense Milton Hatoum e do peruano Vargas Llosa como autores a serem analisados, Ezilda explica que “ambos, cada um ao seu modo, se solidarizam na construção de obras romanescas que tematizam a Amazônia, sem o ranço dos exotismos, o que serve para demonstrar as diferentes figurações do espaço amazônico, inclusive os imaginários trazidos pelos processos coloniais”.

Quanto ao percurso teórico/metodológico empreendido na realização do trabalho, a nova mestra diz que primou pela pesquisa bibliográfica, embasada nas teorias pós-coloniais, “as quais trabalham com conceitos como figurações, hibridismo, diáspora, fronteira, diferença cultural, alteridade, minorias étnicas, zonas de contato, discutidas por, entre outros teóricos, Zilá Bernd e Marli Fantini”.

E no que diz respeito aos resultados da sua pesquisa, Ezilda Maciel afirma que Hatoum e Llosa são autores que apresentam a região como espaços culturais diversificados, “repletos de vozes e sujeitos resgatados nas representações de personagens que incluem, em suas trajetórias de existência, epistemes que falam sobre as amazônias como um lugar das trocas culturais dos hibridismos e das movências”.