Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Mestrado em Letras promove evento que discute ‘artes, silêncios e silenciamentos’

por Ascom-01 publicado 22/10/2014 11h45, última modificação 22/10/2014 11h47
8º Simpósio Linguagens e Identidades reunirá pesquisadores da Ufac e de instituições de fora do Estado

A Universidade Federal do Acre (Ufac) realiza no período de 3 a 7 de novembro, no anfiteatro Garibaldi Brasil, o 8º Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental e o 7ª Colóquio Internacional as Amazônias, as Áfricas e as Áfricas na Pan-Amazônia. As inscrições para minicursos e participação como ouvintes estão abertas por meio do site www.simposioufac.com.

Com o tema “Artes, silêncios e silenciamentos”, o evento deve reunir pesquisadores, professores, estudantes e militantes dos movimentos sociais nos cinco dias de atividades, que incluem oficinas, grupos de trabalho, minicursos, mostras, espetáculos, comunicações livres e conferências em diferentes áreas do conhecimento.  A novidade desse ano é a integração também com a Bolívia. A conferência magna ”Los cuerpos del aire, ensayos interculturales en torno a cuatro danzas decoloniales” do professor da Universidad Mayor de San Andrés (La Paz),   Guillermo Mariaca Iturri, logo no primeiro dia da programação marca esse momento.

“Um dos principais pontos a destacar na realização desse evento é o fato de conseguirmos agregar diferentes trabalhos de diferentes campos de pesquisas. Há trabalhos da química, da educação física, professores da rede de ensino, enfim há uma transdisciplinaridade difícil de ser encontrada. O simpósio está vinculado ao programa de Mestrado em Letras, mas já foi apropriado pela cidade. Isso é, sem dúvida, uma conquista”, avalia uma das organizadoras do evento, Raquel Ishii.

Estão incluídos na programação, 11 grupos de trabalho e sete sessões de comunicações livres que juntos representam 150 produções acadêmicas a serem apresentadas entre os dias 4 e 6 de novembro. Os 13 minicursos programados têm limite máximo de 30 vagas e serão ofertados nos dias 4, 5, 6 e 7, sempre no turno vespertino.

Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental

O Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental, e posteriormente o Colóquio Internacional as Amazônias, as Áfricas e as Áfricas na Pan-Amazônia, surgiu em 2007 com o objetivo possibilitar a abertura de espaços de diálogos e reflexões sobre as questões relacionadas às linguagens e identidades amazônicas.

“Este ano, vamos discutir artes, silêncio e silenciamentos. Artes porque entendemos que identidade não é algo pronto e acabado. O silêncio porque ele está presente em todas as nossas produções sem deixar de comunicar e, por fim, silenciamentos, porque são as forças castradoras que nos impedem de dizer. Nossa formação fundamentada a partir de uma mentalidade colonizadora nos interdita o tempo todo, precisamos inverter esse debate para a Amazônia e discutir, nós mesmos, de frente, e não de costas, para a fronteira esse não poder falar”, explica Ishii.

Professora Raquel Ishii

A solenidade de abertura do simpósio será dia 3 de novembro, às 19h, no anfiteatro Garibaldi Brasil. Serão realizadas novas inscrições e credenciamento na secretaria do evento, na sala 103, do bloco dos Grupos de Pesquisa da Ufac, das 8 às 12h, das 14h às 18h e das 19h às 20h30.

Confira a programação completa do evento aqui

Postado em: 22/10/2014