Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Mestrado em Letras realiza palestra, lançamento de livro e defesa de dissertação

por Ascom02 publicado 29/09/2014 15h32, última modificação 29/09/2014 15h32

O programa de pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade da Universidade Federal do Acre (Ufac) promoveu nesta segunda-feira, 29, a realização de uma palestra, o lançamento de um livro e a defesa de uma dissertação.

Na parte da manhã, foi lançado o livro “Memórias Ancoradas em Corpos Negros”, bem como realizada a palestra “Memórias do Corpo em Diásporas Negras nos Tempos Presentes”, ambos protagonizados pela doutora Maria Antonieta Antonacci, docente do curso de pós-graduação em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Na parte da tarde aconteceu a defesa da dissertação do aluno Armstrong da Silva Santos, intitulada “Haitianos na Amazônia Sul-Ocidental: identidades e narrativas em trânsito”. Armstrong, de cuja banca participaram os professores Maria Antonieta Antonacci e João Carlos Ribeiro de Souza, foi orientado pelo professor Gerson Rodrigues de Albuquerque.

A palestra e o lançamento do livro ocorreram no auditório da Pós-Graduação da Ufac, no Bloco dos Mestrados; também assinaram sua realização o programa de extensão Escambos Culturais: Saberes Acadêmicos e Não Acadêmicos e o grupo de pesquisa História e Cultura, Linguagem, Identidade e Memória.

‘Memórias Ancoradas em Corpos Negros’

O livro da professora Maria Antonieta Antonacci, no dizer do prefaciador da obra, professor Kazadi wa Mukuna, “é uma coleção de estudos independentes planejados para apreender evidências afrodiaspóricas, na originalidade de suas abordagens”.

Além disso, ainda de acordo com Mukuna, “é importante para melhor entendimento e interpretação do tecido cultural brasileiro, não só da perspectiva da preservação de elementos culturais africanos no Brasil, mas também do reconhecimento dos seus significados em várias manifestações culturais, desde o contar histórias a designs iconográficos”.

Postado em: 29/9/2014