Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Minicurso sobre cinema ocorre no curso de Jornalismo

Minicurso sobre cinema ocorre no curso de Jornalismo

por Ascom02 publicado 17/05/2016 15h18, última modificação 17/05/2016 15h18
Aulas serão ministradas em 5 encontros, às quartas e aos sábados, por diretores e produtores da série ‘Mauani, o Silêncio de Maria’

Direção de produção, assistência de direção, maquiagem e caracterização de atores, direção de fotografia e produção executiva. Esses são alguns dos temas do minicurso de audiovisual que será realizado na Universidade Federal do Acre (Ufac), ministrado por diretores e produtores da série “Mauani, o Silêncio de Maria”.

Ao todo, são cinco encontros, que acontecerão às quartas-feiras e aos sábados, em diferentes horários, na sala ambiente do curso de Jornalismo da Ufac, com exceção do primeiro, que ocorrerá na base de produção da série, localizada no bairro Tropical. As inscrições são gratuitas e abertas ao público em geral. Os interessados devem fazer a inscrição até o dia 29 deste mês, enviando um e-mail para jornalismo.cursos@gmail.com, com nome completo e número de telefone. Todos que participarem ganharão certificado de 20 horas.

“Mauani, o Silêncio de Maria” é uma obra de ficção dirigida por Silvio Margarido. A série vai atualizar a violência de uma história de mais de 350 anos de escravidão negra, indígena e dos trabalhadores nos seringais do Acre. A parceria com a Ufac vai contribuir para o aperfeiçoamento dos processos de criação audiovisual locais, além de despertar o interesse de alunos e professores pelas potencialidades do audiovisual e temáticas regionais.

O produtor executivo do projeto e ministrante de um dos minicursos, Leonardo Pirovano, diz que essa é uma grande oportunidade aos interessados na área do audiovisual. “Decidimos por cursos mais técnicos e menos teóricos, como os módulos de fotografia e de visagismo”, disse. “As palestras de produção e direção vão explicar a engenharia da realização de um filme ou uma série audiovisual.”

Na produção da série, estão envolvidos profissionais de diferentes estados, além de profissionais locais e acadêmicos dos cursos de Jornalismo, Libras e Artes Cênicas. Para Pirovano, toda a equipe espera interesse e curiosidade dos inscritos no minicurso. “Nos fará felizes se conseguirmos que surjam novos atores na cadeia produtiva do audiovisual acriano”, concluiu ele. Para mais informações, acesse a página da série no Facebook: www.facebook.com/osilenciodemaria/.

Programação do minicurso

Módulo 1: 30/5, 14h: Produção Executiva, com Leonardo Pirovano;

Módulo 2: 1/6, 19h: Direção de Produção, com Juliana Calles;

Módulo 3: 4/6, 8h ­: Assistência de Direção, com Jeronimo Lemos;

Módulo 4: 8/6, 14h: Visagismo, Maquiagem e Caracterização de Atores para Cinema, com Alexandre Santos;

Módulo 5: 11/6, 14h: Direção de Fotografia, com Gustavo Pessoa.

(Jaine Araújo e Nina Veras, acadêmicas do curso de Comunicação Social/Jornalismo da Ufac)

Postado em: 17/5/2016