Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Minissérie “Amazônia” da Rede Globo é objeto de tese de doutorado

Minissérie “Amazônia” da Rede Globo é objeto de tese de doutorado

por Ascom02 publicado 15/08/2014 12h00, última modificação 15/08/2014 12h00

A minissérie Amazônia: de Galvez a Chico Mendes, de autoria da novelista acreana Glória Perez, produzida pela Rede Globo de Televisão no primeiro semestre de 2007 (55 capítulos, levados ao ar de janeiro a abril), se transformou em tese de doutorado pelas mãos da pesquisadora Maria de Nazaré Cavalcante de Sousa, professora do Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Acre (Ufac).

A proposta central da tese de Nazaré Cavalcante, defendida no ano passado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi “contribuir para o debate sobre a visão monocultural ou da homogeneidade sobre a região amazônica”. Organizado em quatro capítulos, o trabalho levou em conta, principalmente, os aspectos históricos e culturais da obra televisiva.

“Apontando a genealogia sobre a Amazônia fictícia e os formatos ficcionais televisivos, a investigação que eu realizei buscou saber, primordialmente, duas coisas: de que modo o imaginário sobre a região, formado pelos discursos históricos e literários, se apresenta nesse formato massivo, como o da minissérie; e a compreensão do papel da televisão latino-americana, a partir de um produto ficcional”, explicou Nazaré Cavalcante.

Trezentas páginas depois de iniciada a tese, doutora Nazaré Cavalcante envereda por um grande número de interessantes conclusões, entre as quais a de que a minissérie estudada não elege negros, índios, nem bolivianos como sujeitos da trama. O papel de heróis e defensores da pátria na história de Glória Perez é exercido por indivíduos da raça branca, exploradores da região na transição entre os séculos XIX e XX.

Ainda não publicada em livro, o texto completo da tese Intermidialidade e interculturalidade na minissérie Amazônia: de Galvez a Chico Mendes, pode ser consultado na Biblioteca Central da Ufac.

O resumo da trama global

Baseada nos romances O Seringal, de Miguel Ferrante, e Terra Caída, de José Potyguara, a minissérie Amazônia – de Galvez a Chico Mendes narra a história do Acre, a última região a ser anexada ao território brasileiro. Durante muitos anos, o espaço geográfico onde hoje se localiza o estado do Acre, antes boliviano, atraiu nordestinos e estrangeiros, que deixavam suas cidades em busca de melhorar a vida, a partir da extração do látex. A busca incansável por novas áreas de extração prejudicou a natureza, cada vez mais explorada de forma predatória, e trouxe pobreza para a região. A minissérie conta todo esse processo, ao longo de 100 anos, através de três personagens centrais: Galvez (José Wilker), Plácido de Castro (Alexandre Borges) e Chico Mendes (Cássio Gabus Mendes). Para narrar a minissérie, Gloria Perez misturou dados reais e ficcionais.

Postado em: 15/8/2014