Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ministério da Educação aprova Programa de Extensão Universitária para UFAC

Ministério da Educação aprova Programa de Extensão Universitária para UFAC

por Ascom02 publicado 17/10/2012 16h37, última modificação 17/10/2012 16h37

No mês de setembro de 2012, foi aprovado pelo Ministério da Educação o Programa de Extensão Universitária de Transferência de Tecnologia para Produtores familiares de leite bovino do Estado do Acre, que será coordenado pelos Professores Eduardo Mitke, Felipe Berbari e Carlos Franco.

O Programa vem suprir um dos grandes problemas dos cursos de ciências agrárias que é a ausência de aulas práticas, pois contempla a implantação de uma Unidade demonstrativa de Pecuária de Leite dentro da Universidade.

Mencionado programa se baseia em três propostas:

Extensão - Intensificação sustentável da área ocupada para produção de leite, com uso de técnicas de baixo custo adaptadas à região;

Ensino - Capacitação de discentes para a promoção de transferência de tecnologias para o desenvolvimento da pecuária leiteira, através da possibilidade de integração das disciplinas ministradas nos cursos de graduação com a Unidade Educativa proposta;

Pesquisa - Geração de publicações que possam oferecer ao meio acadêmico adequações à realidade amazônica das técnicas propostas.

Sugere-se o pastejo intensivo rotacionado, onde a área escolhida é dividida em piquetes, de acordo com a categoria animal, planta forrageira, nível de fertilidade e condições climáticas adequadas à região.

Pretende-se oferecer aos animais alimentação em qualidade e quantidade suficientes para a sua manutenção e produção diária. Isso é calculado pelo técnico e discentes e disponibilizado ao produtor.

O produtor, por sua vez, anota todos os dados climáticos, despesas, receitas, índices zootécnicos, peso do leite, e outras informações que possam dar parâmetros para futuras decisões. Baseado nesses dados se pode gerenciar, tomando as decisões com bases em dados da propriedade, diminuindo a margem de erro e contribuindo para maior eficiência do sistema produtivo.

Uma unidade de pastejo será também criada na UFAC para a prática e capacitação discente, além do uso para pesquisas sobre o pastejo intensivo no bioma amazônico, oferecendo ainda mais subsídios para a docência e extensão.

O sucesso deste programa contribuirá ainda para a implementação de políticas públicas para o desenvolvimento regional, por meio da extensão rural.