Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ministro da Educação visita Ufac durante programação da SBPC

Ministro da Educação visita Ufac durante programação da SBPC

por Ascom-01 publicado 25/07/2014 19h31, última modificação 25/07/2014 19h31

O ministro da Educação, José Henrique Paim, desembarcou em Rio Branco na noite de ontem, 24, para participar da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Acompanhado pelo prefeito e pelo vice-prefeito de Rio Branco, Marcos Alexandre e Márcio Batista, respectivamente, e pelo ex-governador do Acre, Binho Marques, Paim foi recebido pelo reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara, e pela vice-reitora, Guida Aquino.  José Henrique Paim pôde ver de perto a aplicação dos recursos liberados pelo Ministério da Educação (MEC) para melhoria da qualidade do ensino superior no Acre.

“É muito bom quando podemos constatar que os recursos estão realmente sendo aplicados em prol da universidade que avança não só em infraestrutura, mas em qualidade de ensino”, disse o ministro em reunião que contou ainda com a participação dos pró-reitores de Pós-Graduação, Josimar Ferreira; Graduação, Socorro Neri; Administração, Thiago dos Santos; Gestão de Pessoas, Filomena da Cruz; Extensão e Cultura, Enock Pessoa; Planejamento, Alexandre Hid; e Assuntos Estudantis, Aline Nicolli.

Lisonjeado com a presença ministerial, Kinpara fez questão de exibir ao visitante uma edição de fotografias que davam conta das reformas, melhorias e construções realizadas nos últimos 20 meses. “Entramos com um único pensamento. ‘o que nós podemos fazer pela Ufac?” e não ‘o que a Ufac pode fazer por nós?’. Estamos mudando a cara da Ufac”, ressaltou o reitor.

No ano em que completa 50 anos de fundação (40 de federalização) a única universidade pública do Estado coleciona uma série de melhorias. Coube ao pró-reitor de planejamento, Alexandre Hid, elencar um a um os investimentos. Atualmente, estão em execução, nos campi da capital e do interior, R$ 23 milhões distribuídos em construções, como Centro de Multimídia, Residência Estudantil, lanchonetes, blocos de Educação Física e Nutrição, campus de Brasileia, almoxarifado e garagem no campus Floresta, além de reformas nos núcleos de Feijó e Sena Madureira, ampliação do Restaurante Universitário e ampliação e recuperação do sistema viário no campus Rio Branco.

Entre as melhorias finalizadas no campus sede estão: revitalização da Biblioteca Central, conclusão de três novos blocos, construção do Centro de Estudos e Pesquisas Veterinárias, pórtico, totem e chafariz. “Com recursos do governo federal conseguimos transformar a Ufac em um grande canteiro de obras. É um sonho que só é possível porque há várias pessoas envolvidas e interessadas. Temos certeza que estamos escrevendo um novo capítulo na história da educação do Estado”, pontuou Kinpara.

Na abertura da palestra “Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação”, proferida no Teatro Universitário da Ufac, o ministro de Educação voltou a destacar a evolução da Ufac. “Lembro a preocupação do reitor Minoru nos meses que antecederam a realização da SBPC e testemunho com alegria a SBPC em Rio Branco. A universidade faz também uma reflexão do seu papel científico e isso estamos observando aqui no Acre. A Ufac está se reinventando com esse evento”, destacou Paim.

Postado em: 25/7/2014

(Ascom-Ufac)