Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Mostra Cinema pela Verdade promove novas sessões entre 20 e 24 de maio

Mostra Cinema pela Verdade promove novas sessões entre 20 e 24 de maio

por Ascom02 publicado 19/05/2014 16h05, última modificação 19/05/2014 16h05

A terceira edição da Mostra Cinema pela Verdade, que estreou em abril, em Rio Branco, promove novas sessões de filmes nos próximos dias 20, 21, 22 e 24 de maio. Nos três primeiros dias, as exibições serão no Anfiteatro Garibaldi Brasil, na Universidade Federal do Acre, e no sábado, dia 24, a sessão será realizada na Filmoteca Acreana na sessão do Cineclube Opiniões. Serão exibidos respectivamente os documentários Repare Bem, de Maria de Medeiros, Camponeses do Araguaia – A Guerrilha Vista por Dentro, de Vandré Fernandes, e Ainda Existem Perseguidos Políticos, produzido de forma coletiva pela Ong. Acesso. Este último filme poderá ser visto nas sessões dos dias 22 e 24.

Em meados de abril já haviam sido realizadas exibições no Instituto Federal do Acre e no Colégio Estadual Barão do Rio Branco. “É terrível você olhar para trás e descobrir que no seu país utilizou-se de métodos cruéis e criminosos na luta política. Colocar o audiovisual como uma terceira via de compreensão da história é acima de tudo colocar o cinema a serviço da memória para impedir que práticas e erros do passado se repitam. Para que não se esqueça. Para que nunca mais aconteça”, diz o agente mobilizador da mostra em Rio Branco, Ádamo Gabriel, estudante de Filosofia da Universidade Federal do Acre. Além dele, outros 26 universitários de cada uma das unidades federativas do Brasil também foram capacitados para produzir e promover a mostra em suas regiões.

Realizada desde 2012 pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM), em parceria com o Ministério da Justiça, a Mostra Cinema pela Verdade foi contemplada pelo edital “Marcas da Memória”, da Comissão de Anistia, que visa à promoção de eventos e projetos com foco na Ditadura Militar no Brasil e na América Latina. A mostra tem como propósito exibir filmes que retratam o marcante período da ditadura civil-militar no Brasil. Até o final de maio, terão sido realizadas pelo menos seis sessões gratuitas destes três filmes em todos os estados brasileiros, totalizando 162 exibições seguidas de debates.

“O ICEM acredita no audiovisual, no cinema, como um instrumento potencializador do debate e o Cinema Pela Verdade é uma ótima oportunidade de interlocução com o público jovem, atuante e crítico. Esse ano, em que se completam os 50 anos do Golpe, o projeto vem para somar a discussão do que foi a ditadura militar no Brasil. Falar sobre, discutir, esclarecer, facilita o entendimento do presente e futuro e é isso que o Cinema Pela Verdade se propõe a fazer”, explica a vice-presidente do ICEM, Luciana Boal Marinho.

PROGRAMAÇÃO MÊS DE MAIO CINEMA PELA VERDADE – RIO BRANCO

RIO BRANCO