Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Novas estufas agrícolas da Ufac utilizam moderna tecnologia de irrigação

Novas estufas agrícolas da Ufac utilizam moderna tecnologia de irrigação

por Ascom-01 publicado 30/06/2014 10h50, última modificação 03/07/2014 08h32

A Universidade Federal do Acre (Ufac) está concluindo as obras de cinco estufas agrícolas. Os espaços atendem às demandas de pesquisas nas áreas de cultivos protegidos, biotecnologia, cultura de tecidos, entomologia, fitopatologia e produção vegetal. Cada uma das cinco estufas mede 420 m², abrangendo um espaço de 2100 m² de área construída, com custo total de R$ 500 mil.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufac, Josimar Batista, ressalta que pela primeira vez estão sendo utilizadas tecnologias de ponta como, por exemplo, o sistema de irrigação por microaspersão automatizado, para a construção de estufas na Ufac.

“Nosso objetivo é proporcionar aos alunos de graduação e pós-graduação um campo de estudo e de pesquisa vinculado a àrea de ciências agrárias — aprimorando novas técnicas e executando aulas práticas — para que os discentes possam desfrutar de um campo de formação prático-profissional”, explica Batista.

O investimento nas estufas agrícolas é fruto de demanda do Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal: mestrado e doutorado. “As estufas constituem um dos mais importantes laboratórios de campo para a formação na área de ciências agrárias”, ressalta o pró-reitor, Josimar Batista.

Outro importante investimento é o cercamento do Campo Experimental das Ciências Agrárias, com custo de R$ 290 mil. O objetivo da ação é proteger os plantios dos ataques de animais silvestres, principalmente, capivaras. O cercamento será feito com alambrados mistos, com paredes de tijolos e telas galvanizadas, proporcionando a instalação de experimentos agrícolas e cultivos de grãos.

Estufa

Irrigação por microaspersão automatizado

Os sistemas de irrigação por microaspersão são compostos por tubulações fixas distribuídas na área de acordo com as características locais de topografia e plantio, em que microaspersores fixados em tubos ao longo das ruas de plantio, distribuem a água diretamente na zona de maior absorção pela planta, resultando um melhor aproveitamento e uso dos recursos hídricos e energéticos. [Confira fotografia ilustrativa]

Os sistemas de irrigação localizada por microaspersão além de permitirem total automação, aperfeiçoam o uso de fertilizantes, via fertirrigação, permitindo o parcelamento das dosagens de acordo com as necessidades nutricionais de cada período da cultura, evitando perdas e diminuindo o trânsito de máquinas e pessoas nas lavouras.

Ufac destina mais de R$ 7,2 milhões para laboratórios

A Ufac investiu mais de R$ 7,2 milhões na compra de equipamentos, recuperação de laboratórios e na construção de novos espaços para o desenvolvimento da pesquisa e extensão nos campi de Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Os recursos foram alocados para garantir o desenvolvimento da pesquisa universitária nos cursos de graduação e pós-graduação da Ufac.

O Centro de Ciências Biológicas e da Natureza (CCBN), por exemplo, recebeu novos aparelhos e equipamentos para o laboratório de anatomia, assim como o Centro de Ciências da Saúde e do Desporto (CCSD) que foi beneficiado com materiais de consumo hospitalar. Também foram alocados recursos para o curso de Engenharia Elétrica, com a compra de osciloscópio, acessórios módulos didáticos, além de armários e ferramentas.

Os cinco mestrados: Produção Vegetal; Letras; Ecologia; Ciência e Tecnologia e o mestrado em Saúde Coletiva também foram beneficiados com a compra de equipamentos e materiais. O mestrado em Produção Vegetal, por exemplo, recebeu aparelhos como a estação de meteorologia, o medidor de área foliar, o medidor de fotossíntese e a estufa incubadora. O mestrado em Letras adquiriu o scanner planetário. A pós-graduação em Ecologia recebeu microscópios, estufa e medidor de bancada. Já o mestrado em Ciência e Tecnologia apresenta a miniestação meteorológica, a estufa, destiladores, o analisador bioquímico e o espirômetro.

Confira aqui os investimentos feitos em laboratórios pela Ufac

Publicado em: 30/6/2014