Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Palestra - Cosmologia dos Índios do Alto Juruá Sobre Mudanças Climáticas
conteúdo

Palestra - Cosmologia dos Índios do Alto Juruá Sobre Mudanças Climáticas

por Ascom-01 publicado 19/09/2013 09h50, última modificação 19/09/2013 09h50

A palestra “Cosmologia dos Índios do Alto Juruá Sobre Mudanças Climáticas”, será promovida pela Biblioteca da Floresta/FEM, como parte da Semana Verde, evento em comemoração a várias datas do mês de setembro que fazem alusão à natureza. A palestra será ministrada pela doutora em Antropologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Pr.ª Dra. Erika Mesquita.

Essa é uma programação oficial do “25 anos Chico Mendes Vive Mais!”.

A palestra ocorrerá no dia 24 de setembro, às 19h, no auditório da Biblioteca da Floresta e terá certificação digital de 2h.

“Cultura e sociedade são, ao mesmo tempo, o problema e a solução para as alterações climáticas. Com as questões ambientais globais, enfatizando as mudanças climáticas, apresento aqui a discussão sobre conhecimentos tradicionais ou etnoconhecimentos e as contribuições dos povos da floresta para pensar sobre as mudanças climáticas, colaborando para pensar o papel deste, também no entendimento dessa problemática. Em busca desses saberes pretende-se expor os saberes locais sob a ótica de alguns dos habitantes região da floresta do alto Juruá. Desde logo, trazendo à tona a importância da contribuição desses saberes tradicionais também para repensar a questão”.

Pr.ª Dra. Erika Mesquita.

Palestra - Cosmologia dos Índios do Alto Juruá Sobre Mudanças Climáticas