Parfor beneficia 120 alunos em Sena Madureira
O núcleo da Universidade Federal do Acre (Ufac) em Sena Madureira realizou nessa quarta-feira, 22, a abertura de quatro turmas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Ao todo, 120 alunos cursarão ensino superior em duas modalidades: Pedagogia, com três turmas, e Ciências Biológicas, com uma turma.
Para o coordenador do programa, Mark Clark, a importância de realizar os cursos nos municípios traz impacto direto na sociedade. “A demanda de professores formados aumenta a cada dia”, afirmou Clark. A diretora de Inovação da Secretaria de Estado de Educação do Acre, Cleide Prudêncio, falou do desafio do Estado em ter profissionais com formação superior. “Este é o momento para se vencer os obstáculos”, disse.
“Estamos vivendo um novo momento na educação do município”, declarou o vice-prefeito de Sena Madureira, Hermano Costa. “A Ufac está fazendo uma revolução no ensino do Estado”. O reitor da Ufac, Minoru Kinpara, referiu-se à escolha dos alunos pela profissão. “O sucesso depende de nossas decisões”, comentou. “Esta decisão é muito importante para a vida de vocês”. Kinpara também falou sobre a importância do momento vivido pelos novos acadêmicos, já que eles enfrentaram muitas dificuldades para realizar a graduação. “Vamos vencer juntos”, incentivou.
A maioria dos professores participantes do Parfor leciona na zona rural de seus municípios. Jucirclei Lima demora cinco dias de viagem ao subir o rio Muru, durante o inverno (podendo chegar a sete dias durante o verão), para chegar à escola onde leciona. Ele faz parte dos 12 acadêmicos de Manoel Urbano hospedados no núcleo da Ufac em Sena Madureira que sonham com a formação. “É difícil, mas não vou desistir”, disse. Maria Tarciana, que também integra esse grupo, destacou a conclusão de um curso superior como forma de melhorar de vida. “Todo mundo quer conquistar a formação para viver melhor”, lembrou.
O Parfor é um programa nacional implantado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em regime de colaboração com as secretarias de educação dos estados e municípios e com instituições de ensino superior. O ingresso se dá por meio do cadastro e pré-inscrição na “Plataforma Freire”, precisando estar cadastrado no “Educacenso” na função de docente ou tradutor intérprete de Libras na rede pública de educação básica e ter sua pré-inscrição validada pela Secretaria de Educação ou órgão equivalente a que estiver vinculado.
Postado em: 22/1/2014