Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Pesquisadoras da Ufac publicam artigo sobre paisagem da malária em área de transmissão urbana na Amazônia
conteúdo

Pesquisadoras da Ufac publicam artigo sobre paisagem da malária em área de transmissão urbana na Amazônia

por Ascom02 publicado 22/09/2015 15h50, última modificação 22/09/2015 20h00

A revista Plos One publicou recentemente o artigo “Epidemic and Endemic Malaria Transmission Related to Fish Farming Ponds in the Amazon Frontier” da pesquisadora Izabel Cristina dos Reis. O artigo faz parte da tese de doutorado “Epidemiologia da paisagem da malária em área de transmissão urbana na amazônia” do Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do Acre (Ufac) e a Fiocruz.

O projeto de doutorado foi desenvolvido no município de Mâncio Lima. O estudo tem como objetivo investigar a relação entre a transmissão da malária, tanques de piscicultura e abundância de mosquitos anofelinos. As professoras da Ufac, Mônica da Silva Nunes (CCSD/Campus de Rio Branco) e Erlei Cassiano Keppeler (CMULT/Campus de Cruzeiro do Sul) participaram da publicação como co-autores.

A pesquisadora aborda em sua tese de doutorado que tanques de piscicultura, sem a adoção das boas práticas de manejo como, por exemplo, a limpeza das bordas, têm sido por vezes associados com a presença e/ou abundância de Anopheles spp. e, consequentemente, com a possível transmissão da malária.

No nível estadual o aumento do número de tanques de piscicultura construídos coincidiu no espaço e no tempo com o aumento da taxa de notificação de casos de malária. Já no nível municipal, Mâncio Lima, ela investigou a relação entre a geolocalização dos casos de malária (2011-2012) e a distância aos tanques de piscicultura localizados na área urbana.

Os levantamentos entomológicos realizados nesses tanques mostraram que a abundância de imaturos de anofelinos capturados foram significativamente associados com a abundância de casos de malária num raio de 100m de distância dos tanques. Estes resultados em conjunto sugerem que a piscicultura contribui para a manutenção de níveis elevados de transmissão de malária na região.

As pesquisadoras contaram com o apoio das secretarias Estaduais e Municipais de Saúde de Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima e da Ufac de Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

A parceria das pesquisadoras com a Fiocruz acontece há 4 anos. Dentre os trabalhos desenvolvidos está a colaboração em editais de financiamento para a realização de pesquisas.

Postado em: 22/9/2015