Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Pesquisadores de outros Estados participarão do 8º Simpósio de Letras na Ufac

Pesquisadores de outros Estados participarão do 8º Simpósio de Letras na Ufac

por Ascom-01 publicado 27/10/2014 17h00, última modificação 27/10/2014 17h00

Dos 150 trabalhos inscritos no 8º Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental e do 7º Colóquio Internacional As Amazônias, as Áfricas e as Áfricas na Pan-Amazônia, que ocorrerão entre os dias 3 e 7 de novembro, na Universidade Federal do Acre (Ufac), cerca de 90 são de pesquisadores de outras universidades.

“A importância das pessoas que vêm de fora e, principalmente, de outros Estados da região amazônica tem a ver com a consolidação do programa de pós-graduação em Letras da Ufac e, também, com um espaço de reflexões sobre pesquisas contemporâneas sobre a realidade amazônica”, disse Raquel Ishii, professora da Ufac e integrante da equipe organizadora. “Para nós, é um momento que se renova a cada ano.”

Raquel destaca que o evento serve como intercâmbio de ideias, troca de conhecimentos, socialização das informações, divulgação das pesquisas produzidas na Ufac e em outras instituições, algo que, para ela, não se restringe a universidades, instituições de pesquisas na Amazônia, mas a qualquer instituição do país.

“Análise discursiva das charges do jornal pessoal” é o título do trabalho que Jairo Souza apresentará no simpósio. Ele é aluno do mestrado em Letras da Ufac. Mesmo sendo a primeira vez que o pós-graduando se apresentará no evento, a expectativa de contribuir para discussões sobre a Amazônia o incentiva a compartilhar seus pensamentos.

“Sei que é um evento bem conhecido. Na perspectiva do programa de pós-graduação, é parte integrante de uma proposta de pensar, repensar, ler e reler esse espaço que convencionamos chamar de Amazônia”, disse o estudante. “E acho que é um espaço de reflexão, de criação também, pois acabamos criando, com as nossas falas, e contribuindo para outras ideias e outras criações.”

Dentre as instituições que serão representadas no evento, estão: Faculdade de Educação de Cacoal (FEC); Instituto Federal do Amazonas (Ifam); Instituto Federal de Roraima (IFRR); Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Universidade Federal de Goiás (UFG); Universidade Federal de Roraima (UFRR); Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Universidade de São Paulo (USP); Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Algumas escolas, secretarias e institutos acrianos também farão sua participação no simpósio, como o Instituto Federal do Acre (Ifac), a Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE), a escola João Calvino, o Centro Espírita e Obras de Caridade Príncipe Espadarte, a União Educacional do Norte (Uninorte), a Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-AC).

Postado em: 27/10/2014