Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac investe na capacitação de servidores
conteúdo

Ufac investe na capacitação de servidores

por Ascom-01 publicado 19/03/2013 13h15, última modificação 19/03/2013 15h12
Plano de capacitação de servidores inicia em abril

Entendendo que os servidores de uma instituição de ensino superior devem continuamente aprimorar os seus conhecimentos, para, assim, atender melhor as demandas do dia a dia, a Universidade Federal do Acre (Ufac) inicia no próximo mês de abril as ações do seu Plano de Capacitação, com os cursos de Informática Básica e Informática Avançada com Ênfase no Sistema de Informação para a Educação (SIE).

O Plano de Capacitação do Quadro de Pessoal Técnico-Administrativo da Ufac, com previsão de ser desenvolvido até o fim de 2014, abrange cursos de qualificação e formação geral, distribuídos nos mais diversos níveis, desde o Ensino Fundamental, Ensino Médio e graduação até a pós-graduação. “Ações previstas na Lei 11.091, de 12 de janeiro de 2005”, esclarece o professor Cláudio Porfiro, coordenador da atividade.

Sobre a premência deste tipo de ação, Porfiro explica ainda que a valorização do ser humano é a melhor solução para os problemas dos tempos atuais, que dificultam o progresso dos empreendimentos, tanto faz se na esfera privada quanto na administração pública. “Não há saída que não seja pelo viés da capacitação que torna o servidor mais apto para desempenhar o seu papel”, afirma o coordenador.

Segundo o revisor de texto Márcio Chocorosqui, a iniciativa da Ufac em capacitar os servidores é uma oportunidade que de modo nenhum deve ser desperdiçada. “Nos dias de hoje, exige-se que o profissional esteja sempre em renovação. O servidor deve ter a consciência de que esses cursos de capacitação proporcionam aumento salarial, além de prepará-lo melhor para a execução de suas funções”, declarou.

Para a editora de imagem Daniela Barivieri, “esta é uma boa oportunidade para que os técnico-administrativos possam melhorar o seu conhecimento, principalmente na área em que trabalham. Além disso, esses cursos de capacitação também os incentivam a buscar qualificação, garantindo mais conhecimento, possibilitando a evolução profissional e intelectual”.

No que diz respeito à pós-graduação, Cláudio Porfiro diz que a ênfase são os cursos que possam proporcionar aos servidores conhecimentos relativos a aspectos da administração pública. “Assim nós estamos propondo que sejam realizados, entre outros, cursos de Gestão Pública, Análise Instrumental Avançada, Gestão das organizações de Saúde, Políticas Públicas, Recursos Humanos e Gestão de Conhecimentos e Direito Ambiental”, concluiu.