Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Políticas de educação inclusiva são discutidas em seminário na Ufac
conteúdo

Políticas de educação inclusiva são discutidas em seminário na Ufac

por Ascom-01 publicado 10/11/2014 17h50, última modificação 10/11/2014 17h48
Evento organizado pelo Núcleo de Apoio à Inclusão é realizado durante toda a semana

A Universidade Federal do Acre (Ufac) promoveu na tarde desta segunda feira, 10, no anfiteatro Garibaldi Brasil, a abertura do 2º Seminário do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) com o tema “O (re) significar da prática pedagógica no ensino superior”. A programação se estende até a próxima sexta feira, 14, e reúne  acadêmicos e professores para discutir políticas de educação inclusiva.

Políticas de educação inclusiva são discutidas em seminário na Ufac

A mesa de honra foi composta pelo reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara; pela pró-reitora de Assuntos Estudantis, Aline Nicole; pelo promotor do Ministério Público do Estado do Acre, Rogério Voltolini; pelo coordenador do Ensino Especial do Município de Rio Branco, Joaquim de Souza; pela coordenadora do Centro de Apoio aos Surdos, Socorro Rodrigues; e pela coordenadora do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), professora Joseane de Lima Martins.

Políticas de educação inclusiva são discutidas em seminário na Ufac

Em sua fala, o reitor Minoru Kinpara parabenizou e agradeceu a todos os envolvidos na organização do 2º Seminário do NAI. Ele também destacou os esforços da gestão no sentido de promover maior acessibilidade a estudantes e servidores com deficiência física. Recentemente, os 1.200 metros de passarelas de ligação do campus sede da instituição receberam placas de cerâmica e piso podotátil direcional e de alerta, aumentando as condições de segurança e orientação de pessoas com deficiência visual, baixa visão e cadeirantes. O investimento foi de R$ 700 mil. Nos estacionamentos, a nova sinalização imposta passou a incluir vagas reservadas para pessoas com deficiência e no setor administrativo, incluindo o prédio da reitoria e das pró-reitorias, as placas de identificação foram substituídas por equivalentes em braille. Kinpara citou ainda a contratação de técnicos intérpretes para o NAI e a criação do curso Letras/Libras.

Políticas de educação inclusiva são discutidas em seminário na Ufac

“Temos um prédio de arquitetura antiga e que necessita de muitas adaptações, mas temos, sim, preocupação em atender igualmente nossa comunidade acadêmica que integra pessoas com deficiência. Todos os avanços que conquistamos e os que ainda serão conquistados servirão não só à Ufac, mas ao Estado e aos municípios”, disse o reitor.

A palestra de abertura foi ministrada pela professora da faculdade de ciências médicas de Minas Gerais, Camila Gomes. A especialista falou sobre a escolarização de estudantes com transtorno do espectro autista. Toda a programação é transmitida também em língua brasileira de sinais (Libras).

Acesse a programação completa do 2º Seminário do NAI

 

Postado em: 10/11/2014