Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Pós-graduação em Comunicação e Política abre inscrições em março

Pós-graduação em Comunicação e Política abre inscrições em março

por Ascom02 publicado 10/02/2015 15h40, última modificação 10/02/2015 21h15
São 30 vagas para graduados em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo

A Universidade Federal do Acre (Ufac) abriu inscrições para o processo seletivo do curso de pós-graduação “lato sensu” em Comunicação e Política. Para se inscrever, o candidato necessita ter diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) do curso de graduação na área de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Os interessados devem efetuar a inscrição entre os dias 23 de março e 3 de abril. Ao todo, são ofertadas 30 vagas.

A seleção inclui análise curricular, de documentos e entrevista pessoal. É exigido ainda que o candidato, no ato da inscrição, apresente um pré-projeto de pesquisa com introdução, objetivos gerais e específicos, justificativa, metodologia, problematização, hipóteses, referencial teórico, cronograma e referências bibliográficas.

“As quatros fases são importantes para que se cumpra o papel de inserir alunos que já tenham uma ideia do que pesquisar durante o curso, tendo em vista que a pós é um curso curto, de apenas um ano, e que cobra uma pesquisa em seu final”, explica o coordenador do curso de pós-graduação em Comunicação e Política, Wagner da Costa.  Os interessados podem escolher entre três linhas de pesquisa: comunicação e política, práticas em assessoria de imprensa e assessoria de imprensa e novas mídias.

De acordo com o edital, o curso tem como objetivo proporcionar o domínio dos fundamentos teóricos, éticos e técnicos para atuação em assessorias de imprensa, considerando a reflexão crítica sobre a realidade profissional. “A pós-graduação Comunicação e Política tem uma forte ligação com as demandas do mercado para jornalistas no Acre”, analisa Costa. “É importante discutirmos que papel e que discursos os jornalistas que trabalham em assessorias constroem e divulgam e de que forma as novas demandas trabalhadas na academia estão sendo incorporadas por esses assessores.”

O curso de pós-graduação Comunicação e Política será ofertado sob a modalidade presencial, com aulas de segunda-feira a sexta-feira, no campus de Rio Branco. A grade curricular inclui nove disciplinas de 30 horas e uma de 90 horas para produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A duração máxima é de 12 meses.  A publicação da lista final com o nome dos aprovados está prevista para o dia 2 de maio, no site da Ufac.

Acesse o edital completo aqui.

Postado em: 10/2/2015

(Ascom-Ufac)