Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Presidente da Academia Brasileira de Filologia ministra aulas em Cruzeiro do Sul

por Ascom02 publicado 16/01/2013 07h50, última modificação 17/01/2013 08h19

O curso de pós-graduação em Língua Portuguesa (lato sensu) do campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, sob a coordenação da professora Luísa Galvão Lessa Karlberg, recebeu, neste mês de janeiro, na condição de professores, dois membros da Academia Brasileira de Filologia (ABF): Antônio Martins de Araújo e Manoel Pinto Ribeiro, respectivamente presidente e vice-presidente da referida entidade.

A pós-graduação em Língua Portuguesa do campus Floresta é uma parceria da Universidade Federal do Acre (Ufac) com as prefeituras de Mâncio Lima e Rodrigues Alves, sendo que cinco professores da atual edição pertencem à ABF: Antonio Martins de Araújo (presidente), Manoel Pinto Ribeiro (vice-presidente), João Carlos de Carvalho (membro), Luísa Lessa (membro) e José Pereira da Silva (membro).

Quanto à necessidade e à importância da realização de um curso dessa natureza em Cruzeiro do Sul, Luísa Lessa explicou que esse é um “anseio da comunidade de professores do Vale do Juruá”. E o melhor de tudo, ainda de acordo com Luísa, é que as 375 horas/aula previstas na carga horária são todas ministradas durante o recesso escolar. “É um curso modular, com término previsto para agosto de 2013”, disse Luísa.

Entre os anos de 2011 e 2013 a pós-graduação em Língua Portuguesa do campus Floresta recebeu 100 alunos-professores dos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. “Isso significa”, no dizer da coordenadora, “um salto de qualidade sem precedentes para o ensino de Língua Portuguesa no ensino básico, bem como para a formação de recursos humanos no Vale do Juruá”.

“Esse curso”, concluiu Luísa Lessa, “é uma prova de que os gestores da Ufac, assim como o corpo docente do Centro de Letras e Artes (CEL), estão imbuídos na tarefa de preparar bons profissionais para o mercado de trabalho, avançar na produção científica do campus Floresta, preparar alunos para o mestrado em Letras, projeto discutido e referendado pelo Magnífico Reitor Minoru Martins Kinpara”.