Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Pró-reitor fala do reconhecimento da atividade de extensão na UFRJ

Pró-reitor fala do reconhecimento da atividade de extensão na UFRJ

por Ascom02 publicado 23/04/2015 09h31, última modificação 23/04/2015 09h31

De passagem por Rio Branco para participar do 2º Seminário Internacional de Extensão Universitária, promovido pela Universidade Federal do Acre (Ufac), o professor Pablo Cesar Benetti, pró-reitor de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), falou sobre a experiência daquela universidade no processo de reconhecimento da atividade extensionista, cuja prática remonta ao ano de 2011.

“Esse é um trabalho que nós chamamos de creditação de extensão. Ele consiste num reconhecimento de que o tripé ensino, pesquisa e extensão deve estar presente com a mesma intensidade na vida acadêmica”, explicou Benetti. “Em função disso, nós começamos uma discussão interna na UFRJ, em 2011, para saber como era feita e quem fazia extensão na universidade. Tudo isso com o fim de dar visibilidade à extensão.”

“Posteriormente”, continuou o pró-reitor, “em 2013, após dois anos de discussão, foi aprovada uma resolução no Conselho de Ensino de Graduação estabelecendo normas para o reconhecimento das atividades de extensão. A partir dessa resolução, as atividades de extensão passaram a fazer parte do processo de formação dos nossos alunos e deve aparecer claramente na estrutura curricular de cada curso.”

No que diz respeito ao seminário do qual o professor Pablo Benetti participa na Ufac, no entender dele, a instituição acriana “está num bom caminho, iniciando neste momento um processo semelhante ao que foi feito na UFRJ. É um desafio que deve ser construído conjuntamente, entre as pró-reitorias de Extensão e Graduação, trabalhando juntas, mas, sobretudo, envolvendo as coordenações dos cursos e os núcleos docentes estruturantes dos diversos centros”.

Postado em: 23/4/2015

(Ascom-Ufac)