Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Pró-reitores de Extensão visitaram o sul da Itália

Pró-reitores de Extensão visitaram o sul da Itália

por Ascom02 publicado 17/01/2014 16h28, última modificação 17/01/2014 16h28

Sete pró-reitores de Extensão de universidades públicas brasileiras (quatro federais, duas estaduais e uma municipal) estiveram na região de Nápoles, sul da Itália, no período de 6 a 12 de janeiro deste ano, a convite de uma Organização não Governamental (Restoring Ancient Stabiae Foundation), com o objetivo de firmar um acordo de cooperação e de troca de saberes com instituições europeias.

Os pró-reitores viajaram representando as diversas regiões do Brasil, sendo que a região Norte foi representada pelo professor Enock da Silva Pessoa, pró-reitor de Extensão e Cultura (Proex) da Universidade Federal do Acre (Ufac). A delegação foi chefiada pela doutora Sandra de Deus, presidente do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex).

“Além da assinatura do acordo, nós visitamos a Universidade de Nápoles, bem como quatro locais de pesquisas arqueológicas, no caso a Ville di Stabiae San Marco, a Scavi Pompei, a Villa Romana di Pollio e a Villa Fondi. Por último, nós estivemos no Museu Virtual de Erculano, onde tivemos a oportunidade de vivenciar todas as cenas da erupção do Vesúvio, ocorrida no ano 79 d.C.”, explicou Enock Pessoa.

A partir deste ano, de acordo com Enock Pessoa, dado a assinatura desse acordo com as instituições europeias, “fica franqueado às universidades brasileiras a possibilidade de estreito intercâmbio com as universidades do sul da Itália, principalmente nas áreas de história, geografia, arqueologia, biologia, zoologia e mineralogia. Aqui na Ufac, se alguém tiver interesse nisso pode nos procurar na Proex”.

Postado em: 17/1/2014