Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Proex publica edital para financiar ações de extensão

Proex publica edital para financiar ações de extensão

por Ascom02 publicado 18/01/2016 10h38, última modificação 18/01/2016 10h38

Com o objetivo de viabilizar apoio financeiro para atividades de extensão universitária, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), da Universidade Federal do Acre (Ufac), publicou on-line, na última sexta-feira, 15, o seu primeiro edital deste ano, pelo qual convida docentes da instituição a apresentarem suas propostas.

Há três modalidades de ações de extensão: curso, evento e projeto, que devem se enquadrar em uma destas oito áreas temáticas: cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção, trabalho. Os cursos se dividem nas categorias presencial, semipresencial ou a distância, com carga horária entre 20 e 180 horas. Os eventos se classificam em colóquio, congresso, semana, seminário, simpósio e similares, enquanto os projetos têm duração máxima de um ano.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Enock Pessoa, disse que o grande alvo da Proex é a comunidade externa. Segundo ele, em 2014 foram expedidos mais de 16 mil certificados a alunos, professores e à comunidade externa, mas que, indiretamente, as ações de extensão atingiram mais de 30 mil pessoas.

“Isso está em nossa política de extensão, com aprovação no PDI [Plano de Desenvolvimento da Instituição]”, disse o pró-reitor. “Queremos que os alunos participem da extensão, que esta chegue aos 22 municípios do Estado, ultrapasse as fronteiras do Brasil e consiga parcerias com as universidades do Peru e da Bolívia, em ações comunitárias.”

O proponente da ação de extensão deve ser professor do quadro efetivo da Ufac e não possuir nenhuma pendência com a prestação de contas de atividade anterior, caso contrário sua inscrição será indeferida. As propostas devem seguir rigorosamente o formulário de apresentação (anexo 1 do edital, publicado no site da Ufac). As inscrições estão abertas até 17 de fevereiro. A divulgação do resultado definitivo está prevista para 29 de março.

Postado em: 18/1/2016