Professor boliviano faz palestra no seminário de extensão
O professor Guillermo Rioja, da Universidad Amazonica de Pando, sediada em Cobija (Bolívia) profere nesta sexta-feira, 24, a partir das 9h, no anfiteatro Garibaldi Brasil, uma palestra sobre “Projeto binacional de ensino, pesquisa e extensão”, como parte da programação do 2º Seminário Internacional de Extensão Universitária, evento promovido pela Universidade Federal do Acre (Ufac).
“A experiência binacional mostra a possibilidade de unir em um só projeto processos de ensino, pesquisa e extensão. Os resultados são favoráveis para as populações indígenas, uma vez que, como produto, eles conseguem a elaboração e o financiamento de projetos produtivos. Na Amazônia boliviana, por exemplo, nós temos, hoje, 17 projetos em execução, envolvendo cerca de 400 indígenas”, disse Rioja.
A respeito do 2º Seminário Internacional de Extensão Universitária, o palestrante afirmou que “a problemática acriana é a mesma que vivemos nas universidades amazônicas da Bolívia. Assim, entendo que necessitamos imprimir maior ênfase à extensão universitária para cumprir com os objetivos de competência acadêmica que nossos povos necessitam. Nesse sentido, é absolutamente pertinente a atividade ora desenvolvida pela Ufac”.
Postado em: 23/4/2015
(Ascom-Ufac)