Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Professor da Ufac defende tese sobre imigração síria e libanesa

Professor da Ufac defende tese sobre imigração síria e libanesa

por Ascom02 publicado 14/04/2015 15h05, última modificação 14/04/2015 15h05

O professor Valmir Freitas de Araújo, do curso de História da Universidade Federal do Acre (Ufac), defendeu, no início deste mês de abril, sua tese de doutorado em História Social, na Universidade de São Paulo (USP). Valmir Araújo, que foi orientado pelo professor Peter Robert Demant, escreveu, especificamente, sobre a “Memória da imigração sírio e libanesa nos vales dos rios Acre e Purus: 1900-1975”.

Para levar a cabo o seu trabalho, Valmir partiu de duas perspectivas: a análise das memórias de descendentes da segunda geração de migrantes sírios e libaneses; e a análise de elementos contidos em fontes judiciais. “No primeiro caso”, disse Valmir, “a ideia foi reconstituir trajetórias de vida. Já na segunda perspectiva, o que eu procurei foi descobrir fatos que demonstrassem a integração dos imigrantes na sociedade local.”

Sobre a sua opção de pesquisa, Valmir explicou que “sírios e libaneses, embora não formem o grupo mais numeroso de imigrantes que entraram no Brasil no final do século 19, certamente foi o grupo que mais se espalhou. Eles se fixaram em todos os estados, além de manterem comportamento parecido em todos os lugares. São imigrantes de suma importância na história do Brasil, de modo geral, e do Acre, de maneira peculiar”.

Dois personagens tradicionais do Acre figuram como entrevistados na tese de Valmir Araújo: Deise Salim e Abrahim Farhat Neto. “Ambos são filhos de libaneses que chegaram ao Acre no início do século 20, atraídos pelas oportunidades da expansão gomífera na Amazônia. Nas entrevistas eles narram suas histórias a partir de seus antepassados, como uma espécie de marco zero das suas experiências”, garantiu Valmir.

Exemplares da tese do professor Valmir Freitas de Araújo podem ser consultados na Biblioteca Central da Ufac.

Postado em: 14/4/2015

(Ascom-Ufac)