Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Professor da Ufac é coautor de livro sobre nanociência

Professor da Ufac é coautor de livro sobre nanociência

por Ascom02 publicado 13/05/2015 15h10, última modificação 13/05/2015 15h10
Miguel Gustavo Xavier colabora com sexto capítulo do livro “Nanociência e Nanotecnologia: Princípios e Aplicações, volume II”

O professor Miguel Gustavo Xavier, do curso de Química da Universidade Federal do Acre (Ufac) participa como coautor de um capítulo do segundo volume da coleção Grandes Áreas da Nanociência, lançado em dezembro do ano passado pela Editora Elsevier.

A coleção completa “Nanociência e Nanotecnologia: Princípios e Aplicações” possui três volumes e é dedicada a estudantes de graduação e pós-graduação de diversos cursos, além de técnicos e profissionais de várias indústrias. Os livros contêm capítulos direcionados a temas de vanguarda em novas áreas de pesquisa, além de capítulos de caráter técnico-científico, em que são descritas estruturas e ferramentas para a ciência e tecnologia em escala nanométrica. A coleção tem o objetivo principal de orientar o leitor com relação aos conceitos e fundamentos teóricos da nanociência, para permitir o entendimento dos fenômenos e das propriedades da matéria em nível atômico-molecular.

Com o avanço da nanotecnologia, sensores eletroquímicos têm se tornado cada vez mais precisos, seletivos, específicos e com alta sensibilidade, esse é o assunto do capítulo escrito em colaboração com Xavier. O tópico está dividido em introdução, métodos eletroanalíticos, princípios, potenciometria, cronoamperometria, métodos voltamétricos, espectroscopia de impedância eletroquímica e potenciometria.

“O capítulo trata ainda de uma aplicação da nanotecnologia muito conhecida. A língua eletrônica”, completa o pesquisador. “Trata-se de um sensor que utiliza um sistema eletroquímico capaz de atribuir análises de diferentes produtos como leite, sucos, vinho. Isso para o agronegócio é uma aplicação incrível”, destaca.  Para o controle rotineiro de qualidade na área de alimentos, ter um painel de degustadores humanos costuma ter um custo muito elevado, por exemplo.

A obra pretende contribuir com estudantes de diversas áreas apresentando tópicos essenciais para iniciar pesquisas em nanociência e nanotecnologia. “O texto é intrinsecamente interdisciplinar e os capítulos são didáticos tanto na descrição dos modelos quanto nas suas possíveis utilizações”, explica Miguel. O aprofundamento em cada tema pode ser adquirido por intermédio da extensa lista de referências disponibilizadas pelos autores em seus capítulos.

O livro está à venda no site da editora através do link.

Ascom/Ufac

Postado em: 13/5/2015