Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Professor da Ufac é indicado para prêmio Jabuti

Professor da Ufac é indicado para prêmio Jabuti

por Ascom-01 publicado 28/10/2015 13h11, última modificação 28/10/2015 13h11
Obra concorre na categoria “Ciências da Natureza, Meio Ambiente e Matemática”

O professor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Paulo Sérgio Bernarde, é um dos indicados ao Prêmio Jabuti 2015, a mais importante premiação da literatura brasileira.  Com o livro “Serpentes Peçonhentas e Acidentes Ofídicos no Brasil” (Anolis Books), ele concorre ao lado de outros nove nomes na categoria “Ciências da Natureza, Meio Ambiente e Matemática”.

A lista com o nome dos dez selecionados de cada uma das 27 categorias concorrentes foi divulgada na semana passada pela Câmara Brasileira do Livro, organizadora do Prêmio. “O editor Magno Segalla da Anolis Books [editora responsável pela obra] me ligou contando a novidade. O Prêmio Jabuti é considerado o maior e mais completo prêmio do livro no Brasil. Estar entre os 10 finalistas nessa categoria é uma honra. Temos muitas obras boas concorrendo, mas esperamos ganhar, é claro. Então é torcer e aguardar o resultado”, diz Bernarde. Os três finalistas de cada categoria serão conhecidos no próximo dia 19 de novembro.  A cerimônia de premiação está marcada para o dia 3 de dezembro, em São Paulo.

Publicada em 2014, a obra de Bernarde é resultado de mais de 20 anos de pesquisa na área. São 223 páginas e 330 fotografias com informações sobre as 62 espécies de serpentes peçonhentas conhecidas em todo o país.  O livro apresenta dados sobre ecologia, comportamento, habitat, distribuição geográfica. Ainda são destaques temas como envenenamentos, diagnóstico, tratamento, primeiros socorros e prevenção de acidentes, além de crendices e superstições.

Paulo Bernarde é professor associado da Ufac no campus de Cruzeiro do Sul e docente credenciado nos cursos de Mestrado em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais e do Doutorado na Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal – Rede Bionorte. Ele é mestre em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná e doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Esse é o quarto livro do autor.

Postado em: 28/10/2015