Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Professor da Ufac faz pós-doutorado na Espanha

Professor da Ufac faz pós-doutorado na Espanha

por Ascom02 publicado 08/10/2014 11h14, última modificação 08/10/2014 11h14

O professor Creso Machado Lopes, do Centro de Ciências da Saúde (CCSD) da Universidade Federal do Acre (Ufac), foi aprovado para cursar pós-doutorado em Enfermagem na Universidade de Valladolid (UVA) - Espanha, através do Programa Erasmus Mundus, com recurso financeiro da Comunidade Europeia.

Creso Machado Lopes concorreu com 665 candidatos de vários países da América Latina, entre os quais docentes da UFRJ, da UFMA, da Unesp e da Ufac, sendo o único aprovado da instituição acreana, cujos projetos obtiveram conceito de mais de 80%, com direito a uma bolsa no valor de 1.800 euros mensais, por um período de seis meses.

No seu plano de atividades Creso trabalhará a publicação de três livros: Memórias Históricas – Criação do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Acre – Primeira Turma (1976 - 1979); Álbum Histórico e Fotográfico à Primeira Turma de Enfermeiros do Acre (1976-1979); e Jubileu de Prata da Criação do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Acre (1976 – 2001).

Paralelo a essas publicações Creso efetuará ainda troca de experiências dos seus trabalhos sobre Acidentes de Trânsito em Rio Branco – Acre, com o setor de trânsito de Valladolid, comparando a incidência, prevenção, legislação, preparo de motoristas, infrações, penalidades, sinalização, sistema viário, entre outros.

Com essas experiências, Creso disse que “espera deixar registrada e escrita a memória histórica do Curso de Enfermagem da Ufac, bem como ampliar os conhecimentos na comparação dos acidentes de trânsito entre as duas cidades”.

Postado em: 8/10/2014