Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Professor da Ufac integra diretoria de comissão nacional dos grupos PET
conteúdo

Professor da Ufac integra diretoria de comissão nacional dos grupos PET

por Ascom02 publicado 05/08/2016 15h05, última modificação 05/08/2016 15h05

A comissão eleitoral do 21º Encontro Nacional dos Grupos do Programa de Educação Tutorial (Enapet), que acontece na Universidade Federal do Acre (Ufac), divulgou nesta sexta-feira, 5, o resultado da eleição para diretoria da Comissão Executiva Nacional dos Grupos PET (Cenapet). A chapa Mobilização Nacional, única inscrita, foi homologada vencedora do pleito.

Responsável pela gestão 2016-2018 da Cenapet, a chapa tem como presidente Mario Lima Brasil (tutor); vice-presidente, Simone Wagner Rios Largura (tutora); diretor de organização regional, Pablo Rodrigo Fica Piras (docente); diretor de organização regional, Ayrton Adilson Barbosa Ferreira da Silva (discente); diretor de comunicação, Romeu Paulo Martins Silva (docente); diretora de comunicação, Samara Henrique Maschetti (discente); diretor de representação estudantil, Mateus Schafhauer (discente bolsista); diretora de mobilização estudantil, Naiara Ferreira Martins.

O professor da Ufac e diretor de comunicação da Cenapet, Romeu Martins Silva, ressaltou a importância de se ter um membro da Ufac na comissão. “Estaremos diretamente ligados ao MEC e, na próxima semana, já estaremos em reunião para tratar da manutenção de tutores nos grupos PET no Brasil”, disse.

“Vou tentar colocar o meu perfil de trabalho na comissão e o objetivo é a união dos grupos PET. Hoje, somos 842 grupos em todo o país e muitos não têm a informação para o melhor funcionamento dos programas”, acrescentou. “Queremos divulgar e melhorar essa relação entre os grupos, mostrando a função de cada um para dinamizar a atuação em cada região.”

A eleição foi aprovada pela assembleia geral do 18º Enapet, em Recife, no dia 4 de outubro de 2013. A votação foi realizada nesta quarta-feira, 3. Tiveram direito a voto todos os participantes credenciados no evento.

Cenapet

A Cenapet é a entidade representativa dos estudantes e professores tutores no contexto do Programa de Educação Tutorial (PET), sendo que esta tem a função de representar a comunidade petiana e realizar a comunicação com órgãos superiores, como o MEC. A Cenapet foi fundada em 2006, durante a realização do Enapet de Florianópolis.

PET


O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas instituições de ensino superior do Brasil, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial. Atualmente, o PET conta com 842 grupos, distribuídos entre 121 instituições de ensino superior do país, envolvendo cerca de 12 mil universitários.

PET na Ufac

Na Ufac, existem nove PETs em andamento. Seis grupos de cursos específicos: PET Agronomia (Cruzeiro do Sul), PET Agronomia (Rio Branco), PET Educação Física, PET Geografia, PET Economia e PET Letras; e três de conexões de saberes: Matemática, comunidades quilombolas e comunidades do campo e comunidades indígenas. Ao todo, 96 alunos da instituição são beneficiados pelo programa mantido pelo MEC.

Postado em: 5/8/2016