Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Professor da Ufac lança livro durante Semana de Enfermagem

Professor da Ufac lança livro durante Semana de Enfermagem

por Ascom02 publicado 13/05/2016 15h20, última modificação 16/05/2016 09h28
Obra conta a história de implantação do 1º curso de Enfermagem, que completa 40 anos em agosto deste ano

Como parte da programação da Semana Acadêmica de Enfermagem, foi lançada na noite dessa quinta-feira, 12, no Teatro Universitário, a obra “ENFERMAGEM: HISTÓRIA E CRIAÇÃO, MEMÓRIAS À PRIMEIRA TURMA (1976-1979)”, do professor do Centro de Ciências da Saúde e do Desporto da Universidade Federal do Acre (Ufac), Creso Machado Lopes. O livro apresenta as etapas do desenvolvimento da fundação do curso que, em agosto, completa 40 anos.

Natural de Ribeirão Preto, Creso está na Ufac desde a aula inaugural do curso, em 28 de agosto de 1976, o que lhe permitiu colecionar um vasto e completo acervo de documentos que contam a trajetória de evolução do primeiro curso de Enfermagem do Acre, enredo que se mistura à história da saúde pública local. “O Estado inteiro contava com cinco enfermeiros. A média era de um enfermeiro para cada 30 mil habitantes. Era um desafio enorme. Nossas ações de educação em saúde eram realizadas nas escolas”, recorda o professor.

Creso conheceu o Acre em 1974, como membro de uma operação do projeto Rondon. Estudante de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), veio para uma atividade de estágio e já naquele momento envolveu-se com aulas em um curso de auxiliar de enfermagem. De volta ao Estado, em 1975, novamente como integrante do projeto Rondon, acabou convidado pelo reitor da Ufac, professor Áulio Gélio, para ajudar na criação do curso de Enfermagem, o sexto da instituição, o primeiro na área de saúde.

“Eu e a colega Áurea Moretti fomos os primeiros professores do curso. Quando chegamos a Rio Branco, no início de 1976, fizemos um levantamento de tudo o que existia aqui, em termos de serviços de saúde. Não havia praticamente nada. O cenário era desafiador, porque faltava até espaços para realização de estágio com os alunos”, descreve o autor, que fez uma breve apresentação da sua pesquisa para o público presente. “Em maio, ganhamos o reforço da professora Elda Moreira de Oliveira, que foi a primeira coordenadora do curso e, depois, com a chegada de mais alguns colegas, o curso foi se desenvolvendo.”

Resultado de 26 anos de pesquisa, o livro do professor foi editado pela Editora da Ufac (Edufac) e apresenta seis capítulos, distribuídos em 230 páginas. Segundo o autor, a realização de entrevistas com atores da época do surgimento, o uso de vasta fonte de consulta primária, bem como a precisão dos dados cronológicos fazem do livro uma ferramenta de aproximação da realidade pelos ingressantes na enfermagem, enfermeiros e comunidade acadêmica.

“É importante que possamos viver o presente, atentos ao futuro, mas sem se esquecer do passado. Esse livro representa um marco documental e histórico e com ele eu espero poder motivar outras pessoas a contar outras histórias”, resume Creso.

Postado em: 13/5/2016