Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Professor da Ufac lança livro sobre a fundação do Acre
conteúdo

Professor da Ufac lança livro sobre a fundação do Acre

por Ascom-01 publicado 10/09/2015 11h45, última modificação 10/09/2015 12h55

O professor do curso de História da Universidade Federal do Acre (Ufac), Eduardo de Araújo Carneiro, publicou em setembro seu mais novo livro, cujo título é “A fundação do Acre: uma história revisitada da anexação”. A obra está sendo vendida ao preço de R$ 20 e pode ser encomendada diretamente com o autor pelo telefone 068 8111 4931 ou pelo e-mail eduardocarneiro.ac@gmail.com.

Carneiro destaca que o livro é uma tentativa de explicar o processo histórico que resultou na nacionalização do território que hoje compreende o estado do Acre. O caráter revisionista do livro, segundo o autor, tem a ver com a crítica que se faz ao conteúdo epopeico da narrativa divulgada pela história oficial, que inventa um passado inaugural glorioso com o fim de despertar orgulho, otimismo e comunhão nos acrianos. “Portanto, essa obra não tem qualquer compromisso em preservar as tradições, as políticas simbólicas e os abusos da história adotados pela elite acriana para sustentar a ideologia da acreanidade”, frisa Eduardo de Araújo Carneiro.

Este é o segundo da série de cinco livros sobre a história do Acre que o autor pretender publicar, os próximos serão: A epopeia do Acre: um estudo sobre comemorações cívicas e abusos da história; O discurso fundador do Acre: e a invenção do patriotismo e do heroísmo acriano e O direito do Amazonas ao Acre Setentrional: uma análise do discurso político, jurídico e histórico. A primeira obra lançada foi “A formação da sociedade econômica acriana: sangue e lodo no surto da borracha (1876-1914)”

Postado em 10/9/2015