Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Professor da Ufac participa de curso sobre bioinformática

Professor da Ufac participa de curso sobre bioinformática

por Ascom-01 publicado 04/12/2012 13h23, última modificação 04/12/2012 13h23

O professor Gilson Mesquita, do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza (CCBN) da Universidade Federal do Acre (Ufac), participou, no período de 19 a 23 de novembro, do curso de atualização intitulado Bioinformática no Século 21, em Natal-RN. Esse curso dará suporte a uma disciplina que será ofertada no doutorado da Rede Bionorte, no campus da universidade acreana (Laboratório de Nanobiotecnologia).

A Rede Bionorte tem por objetivo integrar competências para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e para a formação de doutores, com foco na biodiversidade e biotecnologia, visando gerar conhecimentos, processos e produtos que contribuam para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal.

A proposta do programa de pós-graduação Bionorte está baseada no tripé biodiversidade, biotecnologia e conservação, bem como na convicção de que um melhor conhecimento da biodiversidade contribuirá para o desenvolvimento da biotecnologia e que ambas serão extremamente importantes para a conservação do Bioma Amazônico. Essa proposta é, na sua essência, regional (interestadual), multi-institucional e interdisciplinar. Tem por objetivo, ainda, o desenvolvimento de um setor industrial baseado na biodiversidade amazônica.

A Rede Bionorte congrega instituições da Amazônia Legal. Foi constituída no âmbito do Ministério da Ciência e Tecnologia, pela Portaria MCT nº 901, de 04/12/2008. O corpo docente do programa é composto por professores e pesquisadores das instituições que compõem a rede: os pertencentes ao quadro permanente e os colaboradores. Todos poderão ministrar disciplinas obrigatórias e optativas.