Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Professor da Ufac publica livro sobre ‘soldados da borracha’

Professor da Ufac publica livro sobre ‘soldados da borracha’

por Ascom02 publicado 18/02/2016 10h05, última modificação 19/02/2016 10h01

O professor Francisco Pereira da Costa, do curso de Direito da Universidade Federal do Acre (Ufac) publicou em livro, nas versões impressa e digital, sua tese de doutorado em História Social, pela Universidade de São Paulo (USP). O trabalho foi apresentado à banca de avaliação em 28 de novembro de 2014.

O livro intitula-se “Soldados da Borracha: imigração, trabalho e justiças na Amazônia” (462 págs.) e está disponível para compra no site Biblioteca 24 Horas e na Amazon.com (em breve, também na Livraria Cultura). Trata-se de uma abordagem da imigração de nordestinos para a Amazônia nos anos 1940, quando foram convocados para trabalhar na extração do látex nos seringais da região, no evento que foi batizado de “batalha da borracha”.

“[...] a estratificação ou a hierarquização do capitalismo na Amazônia criou sistemas legais e jurídicos específicos para cada ‘lócus’. Nos seringais, sob o domínio dos patrões-seringalistas prevalecia o código de conduta, de controle e das relações sociais do trabalho para a exploração do látex, elaborado de forma unilateral pelos patrões. É isso. Espero ter jogado algumas luzes sobre o tema”, declarou Pereira ao jornal “Ufac Hoje” (n.º 16, dez. 2015).

Postado em: 18/2/2016