Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Professor da Ufac publica livro sobre as experiências de seringueiros de Xapuri

Professor da Ufac publica livro sobre as experiências de seringueiros de Xapuri

por glauco publicado 30/06/2015 08h40, última modificação 30/06/2015 08h40

“Uma boa leitura crítica sobre o Acre”, assim o professor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Carlos Estevão, classifica o livro “Experiências de Seringueiros de Xapuri no Estado do Acre e outras Histórias” lançado por ele recentemente como parte da tese de doutorado defendida em 2014 na Universidade de São Paulo (USP).

O livro trata de pesquisa feita com os seringueiros de Xapuri e aborda uma proposta de construção de conhecimento de forma compartilhada. “Foi um trabalho conjunto sobre a vida dessas pessoas”, explica Estevão.

A tese que deu origem ao livro busca verificar o que aconteceu na vida dos seringueiros de Xapuri após a morte de Chico Mendes. O recorte temporal abrange o período de 1988 a 2012. “Tento mostrar o que aconteceu no modo de vida deles [seringueiros], na vida cotidiana. Principalmente quando a modernidade os atinge, como trato no livro, momento em que alguns investimentos passam a acontecer na região e como isso mudou a vida dessas pessoas”, ressalta Estevão.

Contraste entre o tradicional e a modernidade tratada no livro do professor Carlos Estevão

A foto que ilustra a capa do livro mostra uma casa tradicional da floresta em contraste com uma antena parabólica, um dos itens da modernidade tratada por Estevão. Com a chegada da televisão, conseqüência da instalação da luz elétrica a partir de 2005, diz ele, “Isso mudou totalmente a vida dos seringueiros, eles passaram a dormir mais tarde, depois da novela e do futebol. Antes eles dormiam bem cedo. A modernidade trás benefícios, mas também traz prejuízos e riscos”, frisa.

O debate principal tratado no livro é de que os seringueiros irão desaparecer. Segundo Estevão, os seringueiros com idade inferior a 30 anos expressam o desejo de abandonar a floresta e fixar residência nas cidades. “Quem tem mais de 30 anos quer ficar na floresta, mas quem tem menos de 30 quer vir embora para a cidade e isso é potencializado pela modernidade”, assevera Estevão.

O evento oficial de lançamento ainda não tem data certa, mas será no “Café com Poesia” e contará com a presença do autor e uma conversação sobre a obra.

O livro está sendo distribuído pelo próprio autor, ao custo de R$ 30,00 e pode ser encomendado através do email xapuriense@uol.com.br ou pelo telefone (68) 9972-4986. Mais da metade da primeira tiragem já foi vendida e Estevão prevê que será necessário uma segunda edição.

Este é o primeiro livro de Carlos Estevão, que é natural de Xapuri/Ac, onde iniciou sua formação escolar no Colégio Divina Providência. Graduado em Ciências Econômicas pela Ufac, obteve o título de mestre em Engenharia de Produção em 1999 na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ano passado concluiu o doutorado em História Social pela (USP). Estevão é professor de Teoria Econômica da Ufac desde 1992.

Postado em: 30/6/2015.