Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Professor da Ufac publica livro sobre potencial antigenotóxico de planta amazônica

por Ascom02 publicado 11/04/2016 15h19, última modificação 11/04/2016 15h19

O professor Dionatas Ulises de Oliveira Meneguetti publicou seu livro “Chichuá (Xixuá): Planta Amazônica com Potencial Antigenotóxico” (Novas Edições Acadêmicas, 72 págs.). A obra é parte de sua tese de doutorado defendida na Universidade Federal de Rondônia (Unir) e aborda a espécie ‘Maytenus guianensis’, que é uma árvore de médio porte endêmica de terra firme na Amazônia, conhecida como chichuá, xixuá, chuchahuasi, chucchu huashu, chuchuasi e chuchasha.

As raízes e o caule da planta são utilizados na medicina tradicional com suposto efeito analgésico, relaxante muscular, cicatrizante, entre outros. O livro demonstra os efeitos antigenotóxicos da espécie, em testes realizados com modelos vegetais e animais, demonstrando a importância de pesquisas na área da etnofarmacologia, com o intuito de produção de novos fármacos, utilizando como matéria-prima produtos naturais da região amazônica.

Meneguetti é doutor em Biologia Experimental e professor da Universidade Federal do Acre (Ufac), vinculado ao laboratório de pesquisa em Fisiofarmacologia. Também é docente do Colégio de Aplicação (CAP), dos mestrados em Ciência e Saúde e Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia, do doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia da rede Bionorte.

O livro está disponível para compra no site da editora Novas Edições Acadêmicas.

Postado em: 11/4/2016