Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Professor do Campus Floresta da Ufac lança livro sobre répteis e anfíbios
conteúdo

Professor do Campus Floresta da Ufac lança livro sobre répteis e anfíbios

por Ascom-01 publicado 30/03/2012 17h35, última modificação 30/03/2012 17h34

O Prof. Paulo Sérgio Bernarde, do Campus Floresta (Cruzeiro do Sul) da Ufac, está lançando o livro "Anfíbios e Répteis – Introdução ao Estudo da Herpetofauna Brasileira". Segundo o Diretor do Campus Floresta, Prof. Dr. Josimar Batista Ferreira, o livro é  fruto das pesquisas realizadas na universidade.

O livro fala sobre a importância e a conservação da herpetofauna, a classificação e distribuição das famílias de Anfíbios e Répteis pelo Brasil, com referências de trabalhos sobre taxonomia e filogenia para os gêneros, apoio para a identificação das espécies (referências de chaves e guias para os grupos em cada região do país), métodos de amostragem e coleta, e  ecologia de Anfíbios Anuros, Lagartos e Serpentes, abordando vários aspectos da vida desses animais, como ocorrência nos habitats, alimentação, período de atividade, reprodução, predadores e mecanismos de defesa.

A publicação aborda ainda cuidados e condutas em campo, com dicas de segurança para prevenção de acidentes, ofidismo, tratando da ação do veneno das serpentes, sintomas nas vítimas, aspectos epidemiológicos, prevenção e primeiros socorros, e ainda lendas e crendices, relatando o imaginário acerca destes animais. Repleto de ilustrações, apresentando 280 fotografias coloridas que representam várias espécies da Herpetofauna Brasileira, o livro contém 320 páginas e também um riquíssimo levantamento bibliográfico sobre esses animais.

A pré-venda terá início no dia 02 de abril e o livro pode ser adquirido através do site da Editora Anolis.

Site oficial do Prof. Paulo Sérgio Bernarde