Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Professor do campus Floresta defende tese na área de biologia

Professor do campus Floresta defende tese na área de biologia

por Ascom-01 publicado 27/02/2015 11h08, última modificação 27/02/2015 11h08

O professor Tiago Lucena da Silva, do campus Floresta da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Cruzeiro do Sul, acaba de defender sua tese de doutorado em biologia animal na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), campus de São José do Rio Preto. O trabalho, orientado pela professora Cláudia Domingos, intitula-se “Análise morfológica e filogeográfica em jabutis brasileiros (Testudines)”.

O estudo avaliou dados sobre biogeografia, vocalização, morfologia, citogenética, perfil de hemoglobinas e do marcador molecular “citocromo b” em jabutis brasileiros, no intuito de explorar o potencial taxonômico discriminativo das metodologias avaliadas nas duas espécies de jabutis que são descritas para o Brasil, denominadas “C”. “denticulatus” e “C. carbonarius”.

Ao final, entre outras conclusões, a de que dados referentes ao real status conservacionista das populações naturais de jabutis devem ser revistos, uma vez que a pressão antrópica sobre estas é elevada em todo país. “Não há planos de conservação ou recuperação das populações naturais por órgãos públicos ou privados para esse grupo. É muito provável que os jabutis já estejam em status de ameaça mais preocupante que o relatado na literatura”, explicou Tiago Lucena.

Postado em: 27/2/2015