Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Professor e aluno da Ufac ganham prêmio nacional na área de Engenharia Florestal

por Ascom02 publicado 14/03/2014 11h21, última modificação 14/03/2014 11h21

O professor da área de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Acre (Ufac), Rafael Calderon, e o ex-acadêmico do mesmo curso, Hycaro Silva, tiveram trabalhos contemplados no 1º Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal.

Ambos ficaram em segundo lugar nas categorias “graduandos” e “profissionais”. A premiação tem por finalidade estimular estudos de Economia e Mercado Florestal, focando a produção sustentável no Brasil, os seus desafios e perspectivas socioeconômicas e ambientais, e criar um portfólio de estudos que contribuam para o avanço da capacidade do Serviço Florestal Brasileiro (SFB).

Professor Rafael CalderonSegundo Calderon, com a criação SFB, houve uma demanda por estudos nessa área, pois eles fazem a gestão das florestas públicas de produção na esfera federal.  O professor atua no campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, e trabalha na instituição desde 2006.

Seu trabalho teve como tema “Mercado de Produtos Florestais não Madeireiros na Amazônia Brasileira”. É fruto de sua tese de doutorado e analisa a oferta e a demanda de Produtos Florestais Não Madeireiros (PFNMs) na Amazônia brasileira, buscando identificar seus determinantes e verificar se esse mercado estaria mesmo fadado ao fracasso, como sugerem certas teorias.

“Concluí que, embora seja um mercado complexo, não existem evidências de que oextrativismo de PFNMs na Amazônia não possa ser utilizado como importante fonte de geração de renda, desde que sejam feitos investimentos em infraestrutura regional para a produção, capacitação, organização das comunidades extrativistas e apoio à comercialização”, afirmou Calderon. Já o recém-graduado e ex-presidente da empresa Florestal JR., Hycaro Silva, abordou a “Economia da Exploração Florestal: Estudo de Caso do Custo de Transporte Florestal no Município de Rio Branco, 2013”.

Para ele, obter uma boa classificação e receber um prêmio em um concurso nacional é algo muito gratificante. “Esse sentimento torna-se maior pelo prazer de trazê-lo ao Acre e ao curso de Engenharia Florestal da Ufac. Agradeço a todos que contribuíram para a confecção desse trabalho: família, amigos e, especialmente, o professor orientador Zenobio Silva. Além disso, espero que esse resultado possa contribuir para o fortalecimento da Engenharia Florestal acriana e da universidade de modo geral”, declarou.

Postado em: 14/3/2014