Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Professor e pesquisador da Ufac participa de simpósio em Rondônia

Professor e pesquisador da Ufac participa de simpósio em Rondônia

por Ascom02 publicado 06/11/2013 06h57, última modificação 06/11/2013 06h57

O professor do grupo de pesquisa em Nanociência, Nanotecnologia e Nanobiotecnologia (N&N&Nb) da Universidade Federal do Acre (Ufac), Anselmo Fortunato Ruiz Rodriguez, participou, em Porto Velho-RO, do 1º Simpósio de Nanobiotecnologia de Rondônia e 2º Encontro de Pós-Graduação em Saúde de Rondônia, ocorridos de 22 a 25 de outubro no Acoordes Hotel.

Na ocasião, o professor, que também integra o Centro de Ciências Biológicas e da Natureza (CCBN) da Ufac, proferiu a palestra intitulada “Desenvolvimento de Medicamentos Baseados em Nanotecnologia”. A palestra abordou, entre outros aspectos, os medicamentos que, direcionados a células de determinadas doenças, contribuem para seu tratamento, de forma controlada.

Um exemplo dado pelo professor foram as células cancerígenas. Ele explicou a técnica de uso da terapia fotodinâmica, com irradiação de luz sobre a matéria, e a magneto hipertermia: uso de nanopartículas magnéticas que são inoculadas no corpo humano e, pelo calor a partir de 40 graus, eliminam as células cancerígenas.

Rodriguez ressaltou a importância do simpósio. “Foi uma oportunidade para divulgar o trabalho científico do grupo de que faço parte na Ufac, considerando a abrangência nacional e internacional do simpósio”, disse. “Também foi importante a troca de experiências com outros pesquisadores dessa área”.

O evento foi promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de Rondônia, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).  Contou com apresentação de trabalhos científicos em grupo e com palestras. Participaram diversos pesquisadores da região, de outras partes do país e do exterior. O público foi constituído de estudantes, graduados, pós-graduados, profissionais da saúde e das ciências biológicas.

Postado em: 6/11/2013