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Professora da UFMG fala a futuros professores sobre tecnologia educacional

por Ascom02 publicado 29/09/2014 21h35, última modificação 29/09/2014 21h33
Especialista ministrou palestra e workshops sobre o tema

Doutora em Tecnologia Educacional e mestre em Inglês, a professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Reinildes Dias, participou, na última semana, de uma série de atividades na Universidade Federal do Acre (Ufac). Além de ministrar palestra e workshops, a pesquisadora integrou a banca examinadora da defesa de dissertação de mestrado da estudante Ana Paula Melo, com o tema “Materiais curriculares de língua inglesa do Centro de Idiomas do Ifac: uma análise das Habilidades para Comunicação”.  Reinildes foi convidada pelas equipes do programa de pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade (PPGLI) e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) de língua inglesa.

Na quinta-feira, 25, a doutora falou ao público em geral sobre “Leitura e produção de textos em inglês: teoria e prática ao longo dos anos”; no dia seguinte, apenas para bolsistas e supervisores do Pibid (Inglês), ministrou o workshop “Avaliação do livro didático e importância do protagonismo dos aprendizes por meio de recursos da web: Webquests e Audacity”; fechando a série de atividades, já no sábado, 27, o encontro teve como tema “Tecnologias digitais e o ensino de língua inglesa”.

Reinildes diz que as tecnologias são aliadas do professor e, se há dez anos eram pouco exploradas, hoje devem se tornar cada vez mais presentes no desenvolvimento da linguagem escrita e oral. “O grande desafio, hoje, para as secretarias de educação, é a formação do professor voltada à integração das tecnologias digitais. O MEC já incentiva o uso de ferramentas digitais para o ensino-aprendizagem”, afirma a pesquisadora.

Ao lado de outras duas pesquisadoras, Leina Jucá e Raquel Faria, Reinildes é autora da coleção “High up”, voltada a estudantes do ensino médio. A série de três livros integra a edição 2015 do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A expectativa é que mais de 3 milhões de estudantes da rede pública de todo o país tenham acesso à publicação. A coleção é composta por um livro impresso e outro digital repleto de conteúdo multimídia.

Postado em: 29/9/2014