Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Professores da Universidade da Flórida palestram na Ufac

Professores da Universidade da Flórida palestram na Ufac

por Ascom-01 publicado 10/11/2014 16h00, última modificação 10/11/2014 14h56
Seminário será realizado no próximo dia 12 e tratará sobre oportunidades de avanço nas pesquisas em ecologia e conservação na Amazônia

O mestrado em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais da Universidade Federal do Acre (Ufac) promove no dia 12 de novembro o seminário temático “Oportunidades de avanço nas pesquisas em ecologia e conservação na Amazônia”. O evento será conduzido pelos pesquisadores Emílio Bruna e Stephen Perz, professores doutores da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos.

Voltado a estudantes, professores, profissionais de ecologia e áreas afins, o seminário visa, entre outros objetivos, discutir o fortalecimento de grupos de pesquisa na região, linhas de pesquisa com potencial de inovação e formas de internacionalização da produção científica. A programação está marcada para ter início a partir das 18h30, no auditório da pós-graduação, Bloco dos Mestrados.

A ideia é que os palestrantes, por meio da apresentação de seus trabalhos, forneçam estudos de caso que contemplem e exemplifiquem os objetivos do seminário. Emílio e Stephen devem apresentar suas visões sobre temas de pesquisa e oportunidades que propiciariam avanços para a atuação e produção científica das instituições de pesquisa do Acre.

Organizador do evento, professor doutor Fernando Augusto Schmidt

“Do ponto de vista do avanço em pesquisas científicas, a Amazônia é bastante heterogênea. Manaus e Belém são os dois centros de destaque, devido ao Instituto de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e ao Museu Emílio Goeldi, mas com a abertura do mestrado em Ecologia, a Ufac abre um espaço maior para pesquisa da ecologia na Floresta Amazônica”, destacou o organizador do evento, professor doutor Fernando Augusto Schmidt. “Nosso empenho em trazer pesquisadores de renome internacional é, justamente, despertar na comunidade acadêmica o interesse em parcerias que possibilitem o desenvolvimento de pesquisa em ecologia e biologia da conservação na nossa região.”

Para se inscrever, os interessados devem enviar e-mail com o assunto “Inscrição seminário Meco” para o endereço schmidt.fa@gmail.com . No corpo do texto, devem ser informados: nome completo, registro geral de identificação (RG), cadastro de pessoa física (CPF), e-mail, telefone, profissão, instituição e curso. Devido ao espaço para realização do seminário, as vagas serão limitadas. As palestras serão proferidas em língua portuguesa sem necessidade de tradutores.

Emílio Bruna é Ph.D. em Biologia da População pela Universidade da Califórnia e professor do Departamento de Ecologia da Vida Selvagem e Conservação da Universidade da Flórida. Stephen Perz recebeu seu doutorado em sociologia com especialização em demografia da Universidade do Texas, em Austin, em 1997. Perz realiza pesquisas sobre processos demográficos e mudanças ambientais, práticas de uso da terra e da dinâmica de ocupação do solo, e os processos socioespaciais de construção de estradas na Amazônia.

Cartaz - Seminario - MECO

Postado em: 30/10/2014