Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Professores e gestores da rede pública de ensino aprendem a compartilhar conteúdo na Web
conteúdo

Professores e gestores da rede pública de ensino aprendem a compartilhar conteúdo na Web

por Ascom02 publicado 20/03/2013 10h18, última modificação 20/03/2013 10h18

A equipe do curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar da Universidade federal do Acre (Ufac) realizou, no período de 15 de fevereiro e 1º de março, nos municípios de Rio Branco, Brasileia, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Tarauacá, o seu IV Encontro Presencial.

Na ocasião, os formadores ministraram a oficina tecnológica “Criando o blog da escola”, na qual os cursistas aprenderam alguns dos aspectos relacionados ao uso das tecnologias da informação e comunicação na educação e realizaram o planejamento, a construção e a publicação de uma página na internet para suas respectivas escolas.

A atividade teve como objetivo auxiliar diretores e professores das escolas públicas da educação básica a dar maior visibilidade às informações e atividades desenvolvidas em suas escolas, tanto para a sua comunidade local, quanto para qualquer pessoa interessada nesse conteúdo on-line.

De acordo com o professor Luiz Matos, um dos formadores do curso, “a oficina contribuiu para que os gestores ampliem o domínio das ferramentas tecnológicas utilizadas para a publicação de conteúdo na Web, compartilhando informações que antes ficavam limitadas aos murais da escola, mas que agora, com apenas alguns cliques, podem ser disponibilizadas para o mundo”.

O curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar faz parte do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública, cujas ações estão relacionadas ao Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Além deste, a Ufac também oferta o curso de Pós-Graduação em Coordenação Pedagógica, ambos na modalidade a distância.

Entre os dias 30 de abril e 3 de maio irá ocorrer o encerramento dessa primeira edição, com a apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). De acordo com a professora Lúcia de Fátima Melo, subcoordenadora geral do Programa no Acre, com esse tipo de ação, “a Ufac, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), com o Governo do Estado do Acre e com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Unidime) contribui para a formação continuada de centenas de professores e gestores em todo o Estado”.

Listamos abaixo alguns dos blogs criados

Escola São José - http://escolasaojoseczs.blogspot.com.br

Escola Brasil-Bolívia - http://brasil-bolivia.webnode.com

Escola Armando Nogueira - http://escolaarmandoconhecimento.blogspot.com.br

Colégio Estadual Barão do Rio Branco - http://www.barao-e-mais.blogspot.com.br

Escola Nilce Machado da Rocha - http://escolanilcemdarocha.blogspot.com.br

Escola Juvenal Antunes - http://escolajuvenalantunesrbr.blogspot.com.br

Escola Mundo Encantado - http://diversaoeamor.blogspot.com.br

Escola Pe. Peregrino Carneiro de Lima - http://peregrinodelima.blogspot.com.br

Escola Beija-Flor - http://escolabeijaflorczs.blogspot.com.br

Escola Fontenele de Castro - http://fonteneledecastro.blogspot.com.br

Escola Pe. Carlos Kunz - http://escolapckczs.blogspot.com.br

Escola João Paulo II - http://joaopaulo2rb.blogspot.com.br

Escola Paulo Freire - http://escolapaulofreireuniao01.blogspot.com.br