Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Projeto “Arte de Comunicar” conta história do cinema acriano

Projeto “Arte de Comunicar” conta história do cinema acriano

por Ascom02 publicado 18/04/2013 10h46, última modificação 18/04/2013 10h46
Jornalista Francisco Dandão e historiador Hélio Costa Jr. foram palestrantes da noite de abertura do projeto

A primeira noite do projeto “Arte de Comunicar: Cinema, Fotografia e Música”, promovido por alunos do quinto período do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac), ocorreu nessa quarta-feira, 17, no Cine Teatro Recreio, com a participação de convidados, professores, acadêmicos e comunidade em geral.

O jornalista Francisco Dandão abriu os debates, falando sobre a ideologia presente na produção da arte cinematográfica mundial. Já o professor Hélio Costa Jr., do curso de História da Ufac, remontou aos tempos áureos do cinema acriano, contando a história do pioneirismo do Estúdio de Cinema Amador de Jovens Acreanos (Ecaja).

Para a aluna do oitavo período do curso de Jornalismo da Ufac, Magda Tomaz, é bem melhor falar de teoria com a prática. “É muito importante termos um evento específico do curso, para que possamos sair da rotina universitária de professor e aluno e, de repente, ter um momento para debater sobre o cinema, que é uma arte tão presente e tão mais próxima de nós. Essa atividade incentiva os acadêmicos, fazendo-os repensar e desconstruir alguns conceitos formados sobre mídia”, disse.

As palestras reportaram-se ao cinema acriano, traçando um paralelo histórico entre as produções locais e a grande indústria mundial, que é o cinema norte-americano.

Temas relacionados à mensagem subliminar, propagandas silenciosas e ideologias formadoras de opinião foram discutidos pelos palestrantes. O evento foi iniciado com a apresentação de um documentário produzido pelos próprios alunos da Ufac, intitulado Um igarapé no meu quintal, dirigido pelo professor Gilberto Ávila, do curso de Jornalismo.

Ao final das palestras, o público presente teve a oportunidade de interagir com os palestrantes, fazendo perguntas e enriquecendo o debate. No encerramento das atividades, houve o sorteio do livro Cinema no mundo: indústria, política e mercado, além de coquetel para os convidados.