Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Projeto Cinema das Ideias apresenta documentários à comunidade acriana

Projeto Cinema das Ideias apresenta documentários à comunidade acriana

por Ascom-01 publicado 11/01/2013 15h40, última modificação 11/01/2013 15h47

Desenvolvido pela Universidade Federal do Acre (Ufac), em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), o projeto de extensão Cinema das Ideias realizou, ao longo de oito meses, mostras de documentários  com diversos temas para o público. A equipe, formada por duas alunas e um professor de filosofia, contava com o beneficio do Programa de Excelência Acadêmica (Proex), realizado no começo de 2011, e com a ajuda de outros parceiros, como: Cine Teatro Recreio, Memorial dos Autonomistas, Fundação Garibaldi Brasil, Biblioteca Pública e Biblioteca da Floresta.

Segundo o coordenador do projeto e professor de filosofia Miguel Ângelo, o objetivo é aproximar o público geral da grande produção documental feita no Brasil e no mundo, seja de caráter político, filosófico, artístico ou histórico. Isso permitirá que as pessoas tenham uma conscientização maior do mundo ao seu redor.

Professor universitário Miguel Ângelo

“Queremos que o público crie o gosto pelo cinema não ficcional, o cinema documental. O Cinema das Ideias quer despertar o senso crítico das pessoas. Queremos que todos assistam aos documentários e saiam com a cabeça diferente, com outra visão da realidade em que vivemos, e não encantados com mais uma história ficcional”, afirmou o coordenador.

Aluna de filosofia, Daniele Marques foi contemplada com uma bolsa estudantil no valor de R$ 360 para participar do projeto. “Entrei no grupo por meio de um convite feito por outra colaboradora. Achei a ideia muito interessante e aceitei. Elaboramos o formulário para apresentar no Proex e, como eu não trabalhava, fui contemplada com a bolsa”, afirmou a estudante.

Aluna do curso de Filosofia Daniele Marques é uma das participantes do projeto

Com o encerramento do edital, o projeto continuará em 2013 com recursos próprios. Sem muito apoio e material para realização das exibições, o grupo conta apenas com a colaboração de seus parceiros para dar continuidade ao projeto. Toda a divulgação é feita através das redes sociais dos membros da equipe, no e-mail do projeto e por meio de cartazes e panfletos que são produzidos e distribuído pelo Sesc.

As sessões do Cine das Idéias acontecem uma vez por mês, com entrada gratuita, a partir das 19h, no Cine Teatro Recreio ou no auditório do Sesc. No fim de cada exibição, acontece uma conversação com algum convidado especializado na área do tema abordado.

(por Aline Nascimento, acadêmica do curso de Comunicação Social/Jornalismo da Ufac.)