Projeto de extensão da Ufac destaca brincadeiras e jogos indígenas
Durante todo o mês de abril, estudantes do curso de Educação Física (licenciatura), da Universidade Federal do Acre (Ufac), desenvolvem um projeto de extensão que discute a temática indígena com crianças e adolescentes da rede básica de ensino. A atividade faz alusão ao Dia do Índio, comemorado nesta terça-feira, 19.
Intitulado Abril Indígena, o projeto, que é vinculado ao grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) de Educação Física, leva a escolas municipais e estaduais da capital acriana atividades como contação de histórias, exibição de filmes e organização de jogos e brincadeiras de origem na cultura indígena, o foco da atividade.
“Esse é um projeto que desperta bastante a atenção de professores e gestores das escolas. Como, hoje, temos leis que exigem que conteúdos de temática indígena sejam tratados em sala de aula, eles acabam solicitando o nosso apoio nesse processo de formação”, diz a tutora do PET-Educação Física e coordenadora do projeto, Socorro Craveiro.
Em sua sexta edição, o projeto deste ano já passou por cinco escolas: Anice Dib Jatene, Juvenal Antunes, Francisco Bacurau, Instituto São José e Colégio de Aplicação. Até o fim do mês, outras quatro escolas serão visitadas: Imaculada Conceição, Manoel Machado, Rui Azevedo e Beija-Flor.
“Com esse projeto, atuamos em duas pontas. Atendemos à demanda de formação docente, preparando nossos discentes para atuação profissional. E, dentro da escola, conseguimos tratar a temática indígena de maneira pedagógica, demonstrando que é possível abordar a questão com respeito e leveza”, avalia a professora.
O Abril Indígena é um projeto do PET de Educação Física, desenvolvido em parceria com o PET Conexões de Saberes, PET Indígena, Sesc, Coordenação de Educação para Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade e o Colégio de Aplicação - CAP pela professora Alessandra Lima Peres de Oliveira. Participam do projeto os estudantes Anderson Evangelista, Cássio Cunha, Rafael Abecassis, Ricardo Barros, Vera Miranda, Sávio Vieira, Risla Silva, Luciano Lima, Amanda Souza, Felipe Lima, Pedro Yvo Pires, Wdeyverson Freitas, Vanda Silva, Ronilson Araújo, Rudah Rodrigues e João Antônio Nascimento.
Postado em: 19/4/2016