Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Projeto desenvolvido pelo Núcleo de Agroecologia do Vale do Juruá adquire livros para biblioteca do campus Floresta

por Ascom02 publicado 05/05/2014 14h19, última modificação 05/05/2014 14h19

O projeto “Formação de Jovens Extensionistas na Mesorregião do Vale do Juruá”, coordenado pelo professor Elízio Frade Júnior, adquiriu para a biblioteca do campus Floresta 34 livros temáticos na área de agricultura familiar nos trópicos úmidos. As obras foram adquiridas com recurso do projeto e o investimento foi de R$ 1.500. Os livros já estão à disposição da comunidade acadêmica do campus.

Entre as publicações adquiridas, destacam-se os títulos “Manejo Ecológico do Solo”, de Ana Primavesi; “Solo, Planta e Atmosfera”, de Klaus Reichardt; “Agroecologia e os Desafios da Transição Ecológica”, de Sauer e Balestro; e “Controle Alternativo de Plantas e Doenças”, da Embrapa. A lista completa dos exemplares pode ser consultada aqui.

O coordenador do projeto ressalta que “a aquisição de livros via recursos de projetos externos é uma forma simples e eficiente de enriquecer os conhecimentos e contribuir com a formação de estudantes, técnicos, professores e agricultores voltados para área dos conhecimentos em ciências agrarias e sociais”. O professor informa que todos os livros já estão disponíveis e catalogados na biblioteca do campus Floresta, com livre acesso aos interessados.

Segundo o professor Eduardo Pacca, pesquisador na área de fisiologia vegetal e agricultura orgânica para os trópicos úmidos, os livros contribuirão não apenas para enriquecer o acervo bibliográfico do campus, mas também para subsidiar e qualificar projetos de pesquisa e extensão, diversificando as informações e os trabalhos de ensino com a comunidade acadêmica.

A biblioteca do campus Floresta possui poucos exemplares voltados para o ensino e a pesquisa na área de ciências agrícolas e ambientais. O acervo ainda está em construção, pois é recente a criação da Universidade Federal do Acre (Ufac) em Cruzeiro do Sul. A contribuição de projetos financiados por agências de fomentos externas contribui para a gestão universitária e qualifica o ensino superior na região.

“A missão dos servidores docentes da Ufac é contribuir para a construção da instituição como um todo e não apenas com ações pontuais internas, inerentes à função de professor. Ao submeter projetos de pesquisa e extensão para agências de fomentos externos, os coordenadores devem atentar não apenas para metas isoladas dentro de seus projetos, mas também objetivar o enriquecimento dos conhecimentos da comunidade acadêmica como um todo, principalmente visando atender aos que não tiveram ainda a oportunidade de participar diretamente em ações de projetos externos”, ressaltou Frade Júnior.

O projeto aprovado para formação do Núcleo de Agroecologia do Vale do Juruá foi desenvolvido no período de 2010 a 2013 e contribuiu para formação de 19 discentes bolsistas, docentes e também para o fortalecimento de parcerias institucionais que fortalecem o desenvolvimento da agricultura familiar no Território da Cidadania do Vale do Juruá.

Postado em: 5/5/2014.