Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Projeto discute cultura afro-brasileira e marginalização da música de periferia na Ufac

por Ascom02 publicado 14/05/2015 15h10, última modificação 14/05/2015 15h44

A Universidade Federal do Acre (Ufac) vira palco do samba na próxima semana. O Coletivo UFAcultura e o Clube do Samba realizam do dia 20 ao dia 23 a 1ª Mostra de Samba, com mesas-redondas, sessões de filmes e espetáculos. O objetivo é refletir acerca do gênero musical e as temáticas que envolvem a identidade e cultura negra.

“Nossa intenção é promover, através do samba, um diálogo com assuntos concomitantes que trazem uma reflexão não só crítica e musical, mas também com temas como a cultura afro-brasileira, resistência da música negra, marginalização da música de periferia”, explica o organizador do evento, Wesley Diógenes.

O projeto ocorre sempre às 19h, no anfiteatro Garibaldi Brasil. No dia 20, começa com a exibição do documentário “Mistério do Samba”. Já no dia 22, os participantes assistem ao documentário “Noel, poeta da Vila”. No dia 21, será formada uma mesa-redonda sobre samba e cultura afro-brasileira em que participam professores universitários, ativistas do movimento negro e músicos.

No encerramento, dia 23, uma extensa programação acontece no Clube do Sintest, localizado no Ipê, com início às 18h, incluindo apresentações musicais dos alunos do curso de percussão da Usina de Arte João Donato e dos grupos Deixa Clarear, Roda de Samba, Terreirão do Samba e Chris Guto e Banda.

O projeto tem apoio da Fundação Elias Mansour, Fundação Garibaldi Brasil, Coletivo Ô Dona e Usina de Arte João Donato. Para o encerramento, uma linha especial de ônibus levará os participantes que dependem do transporte coletivo da Ufac ao Clube do Sintest.

Postado em: 14/5/2015