Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Projeto executado por técnicos e docentes do Ifac e da Ufac é apresentado a microempreendedores

por Ascom-01 publicado 24/02/2015 14h31, última modificação 24/02/2015 14h31

O projeto Inclusão Digital e Gestão Financeira de Pequenos Empreendimentos via Uso de Smatphone, executado por técnicos e professores do Instituto Federal do Acre (Ifac) e da Universidade Federal do Acre (Ufac), aprovado pelo Programa Redes Digitais de Cidadania, foi apresentado aos microempreendedores individuais de Rio Branco durante o 1º Encontro do MEI: Desafios e Oportunidades, evento realizado pelo Sebrae-AC, que apoia o projeto.

A equipe de execução do projeto é composta pelos economistas Márcio Santiago, Pedro Soares e Ubiracy Dantas, técnicos do Ifac, pelos professores Márlon Amaro, Pedro Plese e Reinaldo Siqueira, também do Ifac, e pelo professor Orlando Sabino, da Ufac.

Durante apresentação ao público-alvo, realizada pelo professor Orlando Sabino e pelo economista Ubiracy Dantas, foi destacada a importância de se formalizar os empreendimentos e as consequências da informalidade, considerando que um dos focos do projeto é auxiliar os empreendedores a manterem-se adimplentes.

O projeto tem como objetivos principais estimular o uso da internet via smartphone para gestão financeira de pequenos negócios; promover a redução da inadimplência do empreendedor individual com pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) com o uso do smartphone (mobile banking — operação bancária móvel); promover a articulação com instituições apoiadoras do empreendedorismo em pequenos negócios para promoção da inclusão digital destas.

Após a apresentação, o público pôde tirar dúvidas e realizar inscrições para participar das capacitações que serão oferecidas durante os 12 meses de execução do projeto. Durante esse período, serão capacitados cem empreendedores individuais e 20 dirigentes de empreendimentos coletivos no uso de internet via smartphone nos serviços de mobile banking. Cada curso terá duração de 15 horas.

Além dessas horas de capacitação, cada empreendedor terá oito horas de consultoria individual, o que contribuirá na organização financeira e em outras melhorias do empreendimento.

Postado em: 24/2/2015

(Fonte: site do Ifac)